(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Circuito de luzes de natal é inaugurado na Capital

BRILHO Papai Noel chega de carruagem ao Centro de BH e abre oficialmente a iluminação decorativa de Natal


postado em 10/12/2011 07:24 / atualizado em 10/12/2011 08:24

O circuito de iluminação decorativa de Natal de Belo Horizonte está completo. Ontem à noite, Papai-Noel chegou em sua carruagem branca para abrir oficialmente as portas de sua vila, instalada no hall do prédio da prefeitura, inaugurou a iluminação na área central, com um corredor de luzes entre as praças da Rodoviária e Liberdade, ao longo das avenidas Afonso Pena e Brasil. Ganhou destaque o Viaduto Santa Tereza, que teve seu arco realçado pelos cordéis iluminados. A Savassi também recebeu decoração natalina, com realce para a árvore com projeções de led. Além do espetáculo de luzes, a capital, que na segunda-feira completa 114 anos, vai contar com várias apresentações de corais, dentro do projeto “BH: cantos e encantos de Natal”.

Ao inaugurar a Vila do Papai-Noel, que fica instalada no prédio da PBH até 6 de janeiro, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) falou de como os espírito natalino contagiou o ambiente. “Penso que a prefeitura tem esse aspecto sisudo. Então, à medida que a gente tem essa belíssima exposição, além de incrementarmos o espírito natalino em BH, a cada ano o Natal pode ser ainda mais celebrado na cidade, que fica mais bonita, estamos também atraindo as pessoas para a prefeitura, trazendo aqui as crianças para conhecerem a sede do governo municipal.”

A Vila do Papai-Noel foi idealizada em 2003, pela então deputada federal Maria Elvira, em sua casa, na Pampulha. Esta é a oitava edição do projeto que, segundo a idealizadora, conta com mais de 3 mil peças, a maioria bonecos de papai-noéis. “Há três décadas eu já colecionava papai-noéis de vários países, que é um símbolo da paz mundial. Fiz a primeira exposição em minha casa e, desde então, a mostra seguiu por vários locais, cada vez mais crescendo em número de itens”, explicou Maria Elvira, que tem planos de tornar a coleção um patrimônio cultural da cidade.

Atração

Com apresentação conjunta dos corais Cantos de Minas e Camerata, sob regência de Lindomar Gomes, às 19h, a festa teve início em frente ao prédio da PBH. Aos poucos, pessoas que saíam do trabalho, como a auxiliar de dentista Luana Martins, de 27 anos, formavam a plateia. “Foi surpreendida com o coral. Eu gosto das festas natalinas e estava indo comprar o presente do meu amigo oculto. Vou trazer minha sobrinha para ver a Vila do Papai-Noel”, disse Luana.

Para a criançada, a chegada do Papai-Noel foi o ponto alto. A servente escolar Luciana Maria, de 31, passava pela avenida com seu filho, Luan Amaro, de 4, quando chegou a carruagem. “Eu peguei na mão do Papai-Noel. Estou muito feliz”, contou Luan, que espera ganhar uma bicicleta de presente. A contadora Elizângela Feliciano, de 38, ao saber do evento se programou para levar a filha Sofia, de 2. “Há um mês ela tinha medo do personagem, mas nos últimos dias ela entrou no clima de natalino”, sugeriu Elizângela, cuja filha fazia poses para as fotos, ao lado do Papai-Noel.

O casal Rogério e Fernanda Calado, com a filha Júlia, de 1 ano e 6 meses, estava empolgado. “Vamos voltar mais vezes aqui na Vila do Papai-Noel e também visitar todos outros locais. A Júlia ainda é muito pequena para falar sobre o passeio, mas seus olhos brilham tanto quanto as luzes”, disse Fernanda. “É um espetáculo maravilhoso”, emendou Rogério.


Violência nas Estradas

Três pessoas morreram ontem em dois acidentes em rodovias federais que cortam o estado. No km 565 da BR-116, em Manhuaçu, na Zona da Mata, o motorista de um Palio morreu ao bater de frente com uma carreta, no começo da noite. O condutor do veículo de carga sofreu ferimentos leves. À tarde, no km 290 da BR-265, em Nazareno, Região Central do estado, duas pessoas morreram e uma ficou ferida na batida de uma carreta carregada com blocos de concreto e um caminhão-baú com móveis. Bombeiros de São João del-Rei, que trabalharam no resgate, informaram que um tentativa de ultrapassagem em local proibido teria causado o acidente. O trânsito ficou complicado no local, já que apenas meia pista foi liberada para o tráfego alternado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)