(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaticano reconhece milagre de Nhá Chica

Cura de problema cardíaco de professora por intercessão de Nhá Chica é reconhecida em Roma


15/10/2011 06:00 - atualizado 15/10/2011 07:04

 

Um grande avanço no processo de beatificação de Nhá Chica (1810-1895), natural do Sul de Minas. A comissão médica da Congregação das Causas dos Santos, em Roma, reconheceu como milagre a cura da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, de 66 anos, moradora de Caxambu, na mesma região. Segundo os especialistas que analisaram o milagre ocorrido pela intercessão da “venerável serva de Deus”, a cura não tem explicação científica. Na manhã deste sábado, em Belo Horizonte, será aberto o processo de beatificação de outra mineira candidata a beata, a irmã Benigna Victima de Jesus (1907-1981).

“Todos os sete médicos deram voto favorável”, conforme divulgou, nessa sexta-feira, a Rádio Vaticano. Em 1995, Ana Lúcia teria sido curada de um problema congênito muito grave no coração, sem precisar passar por cirurgia, apenas pelas orações a Nhá Chica. Desta forma, destacou a Rádio Vaticano, a “venerável serva de Deus” dá mais um passo em direção à beatificação. Em janeiro deste ano, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi proclamada venerável. Resta agora passar pela comissão de cardeais e bispos, os quais deverão confirmar a opinião dos médicos. A última etapa será o papa Bento XVI assinar o decreto de beatificação e marcar a data da cerimônia.

Os devotos de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, que viveu desde criança em Baependi, aguardam desde 2007 o anúncio da beatificação. Filha de uma escrava, ela nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei. Em vida, era aclamada como “santa de Baependi”, por sua clarividência. Em Baependi, a modesta capela construída por Nhá Chica em devoção à Imaculada Conceição deu lugar ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um templo que recebe milhares de romeiros. No local, estão o túmulo e os restos mortais da “serva de Deus”.

Irmã Benigna

Processo para tornar irmã Benigna beata será aberto hoje em BH
Processo para tornar irmã Benigna beata será aberto hoje em BH (foto: Arquivo EM/D.A Press)
Manhã de festa e confraternização na Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, na Praça Duque de Caxias, no Bairro de Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Às 9h30, em missa presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, será aberto o processo de beatificação de irmã Benigna, natural de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e sepultada na capital. Estarão presentes as integrantes da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, da qual a freira fazia parte, e da Associação dos Amigos de Irmã Benigna (Amaiben).

Nascida Maria da Conceição Santos, irmã Benigna prestou serviços como enfermeira em Caeté, Sabará, Itaúna, Lavras e outras cidades. De família simples, ela revelava desde menina dons divinos e vocação para a vida religiosa, sendo devota de Nossa Senhora de Lourdes. Em 1935, ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade e iniciou seu apostolado prestando serviços religiosos nos locais designados pela congregação.

O primeiro local onde trabalhou foi a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, em Itaúna, na Região Centro-Oeste, onde fez os votos perpétuos e se diplomou em enfermagem. Contam que Irmã Benigna sofreu calúnias, tais como os rumores de uma possível gravidez e a acusação de ser uma freira comunista, sendo, pois, no ano de 1948, transferida em uma viatura policial para o Asilo São Luiz, na Serra da Piedade, em Caeté. Na Serra da Piedade, teria sido posta em um chiqueiro, adquirindo, assim, várias doenças. Em 1950, Irmã Benigna foi designada a prestar serviços em um asilo-hospital, em Lambari, no Sul de Minas e trabalhou como parteira e enfermeira. Morreu em Belo Horizonte com problemas cardíacos e, sobre o seu túmulo, há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)