(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obra no Anel Rodoviário tem esperança renovada

Prefeitura anuncia que Governo Federal libera Dnit a abrir licitação


postado em 26/08/2011 06:00 / atualizado em 26/08/2011 11:38

Intervenções na via podem ser feitas a partir de projeto já disponível(foto: Renato Weil/EM/D.A Press %u2013 29/7/2011)
Intervenções na via podem ser feitas a partir de projeto já disponível (foto: Renato Weil/EM/D.A Press %u2013 29/7/2011)


A modernização e a revitalização dos 26 quilômetros do Anel Rodoviário de Belo Horizonte podem começar a ser executadas no fim do ano ou no início de 2012. De acordo com o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho (PT), a presidente Dilma Rousseff (PT), atendendo a apelos, autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a abrir licitação em cima do projeto já existente, que foi liberado depois de correções exigidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por suspeita de superfaturamento.

“Argumentamos com a presidente que, se fosse feito novo projeto executivo, a obra só começaria em 2013 e temos pressa em reformar a via”, diz o vice-prefeito. O projeto foi recebido pelo Dnit em 2007, mas, antes de ser licitado, o TCU apontou 12 pontos questionáveis, que somavam mais de 300 milhões ao custo estimado de R$ 837 milhões. Depois das correções, o projeto foi liberado.

Para a execução da obra no Anel – construção de seis viadutos, 11 trincheiras, oito passarelas, áreas de escape e reformulação de trevos, entre outras intervenções –, é necessário o remanejamento de 2,4 mil famílias que vivem em condições subumanas em áreas ocupadas. De acordo com o vice-prefeito, será assinado convênio com a Prefeitura de BH para reassentá-los, por meio do projeto Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Como o processo licitatório demanda 90 dias, se não houver nenhum acidente de percurso de natureza jurídica, a obra poderia começar no fim do ano, segundo Roberto Carvalho.

O projeto, doado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), prevê três eixos temáticos no Anel: o primeiro começa na BR-040, saída para o Rio, Região Centro-Sul, e termina na Avenida Amazonas, com projeções de áreas de lazer e uma arena para eventos. O segundo, da Amazonas até a Avenida Cristiano Machado, tem propostas de empreendimentos de utilidade pública, como centro de especialidades médicas, posto de policiamento e do Corpo de Bombeiros e outros serviços. O terceiro, entre a Cristiano Machado e o início da BR-381, no Bairro Goiânia, Região Nordeste, seria destinado à construção de conjuntos habitacionais.

A informação de que a presidente autorizou nova licitação não pôde ser confirmada pelo Dnit, em Brasília, diante do horário em que foi divulgada, após as 18h. A superintendência em BH, por meio de assessoria, diz desconhecer a liberação. Mas o vice-prefeito afirma ter confirmação do chefe de gabinete da Casa Civil, Giles de Azevedo, e da ministra do Planejamento, Míriam Belchior. Na noite dessa quinta-feira, a área técnica da ministério não conseguiu contato com a titular da pasta para comentar o assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)