(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Massas, vinhos e quadrilha esquentam o fim de semana em BH


postado em 04/06/2011 07:00 / atualizado em 04/06/2011 07:10


O fim de semana vai da quadrilha à tarantela, do bolo de feijão às melhores massas e da pinga da roça aos vinhos de boa safra. Neste sábado, em Belo Horizonte, tem abertura do Arraial de Belô e neste domingo é dia de festa italiana, na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul. E para começar a animação, São Pedro, Santo Antônio e São João! Neste sábado, às 11h, entram em cena carroças enfeitadas e que percorrerão o tradicional Cortejo Junino, entre o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e a Praça da Estação, no Centro.

Em cartaz há 33 anos e promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a União Junina Mineira, o Arraial de Belô 2011 leva entretenimento e diversão para milhares de moradores e turistas e resgata tradições culturais, valores sociais e identidade do povo mineiro. Participam mais de 60 grupos de quadrilhas com cerca de 3 mil integrantes. O Concurso de Quadrilhas Juninas será em 8, 9 e 10 de julho, na Praça da Estação, onde grupos vencedores de eventos regionais se apresentam. De sexta-feira a 3 de julho, a festança tem vez nas regionais, com apresentação de quadrilhas, shows, barracas de comidas e bebidas típicas.

Itália é aqui

E neste domingo, das 12h às 22h, será a vez de a comunidade italiana fazer bonito na Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Maranhão e Avenida Afonso Pena, no Bairro Funcionários. “Será uma festa das famílias, sem confusão, apenas com comida boa e muita alegria”, diz o presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (Acibra/MG), Anísio Ciscotto. Pelo quinto ano consecutivo, a entidade promove a Festa Tradicional Italiana, evento que integra o calendário oficial da prefeitura. Desta vez, a comemoração tem sabor especial, pois ocorre no Ano da Itália no Brasil. A expectativa é de que compareçam cerca de 50 mil pessoas, para almoçar em uma das 60 barracas de restaurantes típicos e apreciar a cerveja Gioia (alegria) feita com receita italiana.

Segundo Ciscotto, a proposta do evento é divulgar a cultura e reunir italianos, ítalo-descendentes e brasileiros em uma grande confraternização, danças folclóricas, espetáculos infantis e atrações internacionais vindas diretamente da Itália. Para ter acesso, o público deve doar um quilo de alimento não perecível e o total arrecadado será doado a sete instituições sociais.

A BHTrans fará interdição na região e nos dois sentidos da Avenida Getúlio Vargas, entre Avenida Afonso Pena e a Rua Maranhão, das 14h deste sábado às 5h de segunda-feira. O local será sinalizado com faixas de tecido e haverá agentes de trânsito na área.

SERVIÇO
Arraial de Belô

Neste sábado, às 11h – Abertura com cortejo junino, saída do Parque Municipal Américo Renné Giannetti até a Praça Rui Barbosa (Estação)
Festa Tradicional Italiana
Neste domingo, das 12h às 22h – Avenida Getúlio
Vargas, entre Rua Maranhão e Avenida Afonso Pena, Bairro Funcionários


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)