(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dengue hemorrágica recua em BH


postado em 29/04/2011 07:42

A paciente vítima do primeiro caso de dengue hemorrágica registrado em Belo Horizonte em 2011 já está fora de perigo. A mulher, de 30 anos, moradora da Região Noroeste , que não teve a identidade divulgada, chegou a ficar internada durante um dia em um hospital, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Mas já está em casa e se recupera bem. BH, este ano, registrou redução de notificações da forma mais grave de dengue. No ano passado, em igual período, 28 casos de dengue hemorrágica foram confirmados na cidade. No ano inteiro, foram 35, sendo que sete deles chegaram a óbito.

E a queda é significativa também nos números gerais. De acordo com boletim divulgado pela SMSA, até 9 de abril deste ano foram notificados 3.908 casos suspeitos da doença, enquanto em 2010 o número chegou a 33.008. Já o número de casos confirmados este ano é de 581, contra 26.138 no mesmo período do ano passado. Ainda segundo dados do balanço, a região Norte da capital apresenta o maior número de casos de dengue em 2011, com 112 confirmações, seguida pelas regiões Noroeste, com 86, e Barreiro, com 78.

Minas

Em todo o estado, também houve uma queda de registros de dengue hemorrágica, apesar de menos brusca do que na capital. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado ontem, até o dia 28 de abril de 2010, haviam 59 casos, sendo 11 óbitos. Ao longo do ano passado, foram 179 casos e 36 óbitos. Até agora, há 54 casos confirmados em Minas Gerais, sendo 12 suspeitos de óbito e apenas um confirmado no município de Recreio, na Zona da Mata .

A dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue. Os sintomas são os mesmos da dengue comum e o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

Belo Horizonte lidera o ranking das cidades com maior número de notificações da dengue, com 4.163 casos. Em seguida estão Curvelo, com 1.588, e Uberaba com 1.501.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)