
A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira um homem apontado como chefe do tráfico em oito cidades mineiras. Segundo a polícia, Nilton César Viana, de 38 anos, 16 dedicados ao tráfico de drogas, foi preso em uma praia de Piúma, no Espírito Santo, enquanto bebia cerveja em um quiosque. Ele fugiu de Belo Horizonte na última quarta-feira, quando ocorreu a megaoperação Vento Norte, que terminou com 56 pessoas presas suspeitas de tráfico, roubo de veículos e homicídios.
De acordo com a Polícia Civil, a prisão de Nilton ainda faz parte dos desdobramentos da Operação Vento Norte e já estava com mandado de prisão temporário decretado. Ao saber da ação policial, ele fugiu para o Espírito Santo passando por Vitória, Guarapari e Piúma, onde ficou hospedado em uma pousada de luxo. A Polícia Civil recebeu a informação do paradeiro dele e, com ajuda da PC do outro estado, conseguiu prender o traficante em uma praia da cidade. Nilton já foi indiciado por tráfico e porte ilegal de armas. Ele foi absolvido da acusação de tráfico, mas ficou preso por um ano e sete meses pelo outro delito. O homem também é acusado de pelo menos 10 homicídios. A Polícia Civil informou ainda que Nilton era investigado há um ano e meio. Ele aplicava o dinheiro do tráfico em imóveis e carros que não eram registrados em seu nome. O homem também não usava drogas e não andava armado. Ele ficará detido no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) São Cristóvão.
Sobre a possibilidade de que ele continue gerenciando as quadrilhas mesmo dentro da penitenciária, a delegada Gislaine de Oliveira Rios, da 3ª Delegacia de Venda Nova, informou que os órgãos da Secretaria de Estado de Segurança Pública vão trabalhar interligados para evitar que ele tenha contato com as quadrilhas e com os outros presos na operação da semana passada. A delegada acredita que deve haver maior controle sobre as visitas dos presos e das entradas de segurança, além da instalação de uma antena que bloqueie o sinal telefônico dentro da penitenciária.