(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos celebram início da quaresma no interior de Minas


postado em 09/03/2011 19:30 / atualizado em 09/03/2011 20:27

Celebração na Igreja do Rosário, na cidade histórica de Ouro Preto(foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Celebração na Igreja do Rosário, na cidade histórica de Ouro Preto (foto: Renato Weil/EM/D.A Press)


Os sinos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico da cidade, na Região Central de Minas, soaram cedo, às 6h desta quinta-feria, para convidar os católicos para a primeira missa da quaresma. Coberta por nuvens cinzentas, Ouro Preto ainda se despedia dos últimos foliões do carnaval quando começou a celebração, marco inicial do período que se estende até a Páscoa. Na vizinha Mariana, a principal cerimônia da quarta-feira de cinzas foi celebrada às 19h, na Catedral da Sé, pelo arcebispo da cidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha. As missas marcam também a abertura da Campanha Fraternidade 2011. Já na capital, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou missa, às 17h30, na Catedral da Boa Viagem, no Centro.

Numa tradição que se repete há séculos, a celebração de Ouro Preto foi marcada pela emocionante imposição das cinzas, momento em que o padre Danival Milagres Coelho, vigário paroquial da Matriz Nossa Senhora do Pilar, joga cinza na cabeça dos fiéis antes da comunhão e repete a passagem da Bíblia: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. As cinzas, abençoadas pelo padre, são provenientes da queima dos ramos bentos da semana santa do ano passado e também simbolizam o luto e a tristeza, que marcam o início do tempo de penitência durante a quaresma.

“As cinzas não são um rito mágico para perdoar os pecados. Elas nos fazem lembrar da nossa realidade humana e aceitar o pó exige humildade para reconhecer que somos seres frágeis e pecadores. Esse é o primeiro passo para atingir o objetivo da quaresma, que é a conversão para conseguirmos renovar o batismo na festa da Páscoa. Essa caminhada quaresmal que se inicia agora precisa da penitência e da conversão”, disse o padre Danival, aos cerca de 300 fiéis que lotaram a Igreja do Rosário.

Numa demonstração de fé e religiosidade, os católicos que assistiram à missa cantaram e repetiram, várias vezes durante a celebração, as palavras do Evangelho. Emocionada, a professora Carmem Maria Gomes Rocha, de 47 anos, contou que cumpre todos os ritos da quaresma. “Eu faço jejuns, não como carne nos dias estabelecidos e vou à missa diariamente. Aprendi com meus avós o significado da quaresma e até hoje respeito as tradições. O maior desafio é fazer a juventude seguir esses mandamentos, mas eu me esforço para que meus filhos me acompanhem”, afirmou Carmem, mãe de um casal de adolescentes, de 16 e 14 anos.

Meio Ambiente

A Campanha da Fraternidade, lançada nesta quarta-feira pela CNBB, tem como tema Fraternidade e a vida no planeta e o objetivo é discutir questões como aquecimento global, mudanças climáticas e outras ameaças à natureza. A abertura oficial do evento ocorreu em Brasília, às 14h30, na sede da instituição. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, formada por 28 municípios e 264 paróquias, o lançamento será no sábado, às 10h, no Santuário da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, sob o comando do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na oportunidade, ele vai apresentar um conjunto de medidas para garantir a proteção e preservação ambiental dentro do tema deste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)