(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Livro de Monteiro Lobato pode ser vetado por conteúdo racista

Conselho Nacional de Educação aprova parecer de especialista de Minas que identificou conteúdo 'racista' em um dos clássicos do consagrado autor brasileiro. Recomendação é de que o MEC retire obra das prateleiras das bibliotecas de escolas públicas


30/10/2010 07:53 - atualizado 30/10/2010 12:53

No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta sexta-feira, um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil brasileira – Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato (1882-1948), paulista de Taubaté – entra para a lista de vetados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e corre o risco de ser retirado das bibliotecas escolares. Conforme parecer da conselheira e professora da Faculdade de Educação da UFMG Nilma Lino Gomes, a obra, publicada em 1933, que narra as aventuras da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo em busca de uma onça-pintada, tem conteúdo racista. Os alvos principais seriam a personagem Tia Nastácia e alguns animais, como o urubu e o macaco. A polêmica começou no Distrito Federal, e a proibição valerá para todo o país, se o relatório do CNE for homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

O parecer de Nilma, que provoca indignação no meio cultural, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica/CNE e elaborado a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro (RJ), a Academia Brasileira de Letras (ABL) vai se reunir em plenária para discutir a questão e fazer um pronunciamento, segundo informou o presidente da instituição, Marcos Vinicios Vilaça.

De acordo com o relato de Nilma, "é essencial considerar o papel da escola no processo de educação e reeducação das relações raciais, a fim de superar o racismo, a discriminação e o preconceito racial. A despeito do importante caráter literário da obra de Monteiro Lobato, o qual não se pode negar, é necessário considerar que somos sujeitos da nossa própria época, porém, ao mesmo tempo, somos responsáveis pelos desdobramentos e efeitos das opções e orientações políticas, pedagógicas e literárias assumidas no contexto em que vivemos".

Nilma escreveu ainda que "a literatura em sintonia com o mundo não está fora dos conflitos, das tensões e das hierarquias sociais e raciais, nas quais o trato à diversidade se realiza. São situações que estão presentes nos textos literários, pois esses fazem parte da vida real. A ficção não se constrói em um espaço social vazio". O livro foi distribuído pelo MEC a instituições de ensino fundamental pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE). Em nota técnica citada pelo CNE, a Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC diz que a obra só deve ser usada "quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil".

IDEIA INFELIZ Admirador de Lobato, de quem leu toda a obra na juventude, o secretário geral da Academia Mineira de Letras (AML), Aloísio Garcia, considera ideia infeliz pensar em proibir Caçadas de Pedrinho. "Quem perde com isso são as novas gerações, que não terão oportunidade de conhecer este livro", diz Garcia. Ele lembra "que se trata de um clássico de grande valor, que será sempre fonte de conhecimento e cultura. Muitos livros, quando publicados numa determinada época, podem ganhar, no futuro, outra tradução para palavras e expressões, mas isso não significa racismo e preconceito". Alguns trechos da obra dizem: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão"; e "Não é à toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens."

Para a diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH, Mariana de Faria, a medida é exagerada e tem ares de cerceamento. "Limitar o acesso à leitura é ser, de certa forma, preconceituoso também. Não podemos definir o que o outro pode ler. Cada indivíduo deve ter essa liberdade, que é o desejado pela própria literatura. Por meio desses aspectos, as pessoas formam senso crítico e analisam se há algo racista ou não, se quer ferir os negros ou se se trata de uma metáfora", observa Mariana, enfatizando que expressa sua opinião, e não a da instituição que dirige.

A diretora da biblioteca defende o acesso irrestrito à leitura, certa de que, no ambiente escolar, as interpretações vão depender do trabalho feito pelos educadores. "Se o professor explicar que se trata de uma expressão literária, que permite tudo e cabe ao leitor atribuir sentido ao que lê, qualquer livro é válido", afirma. Ela ressalta que Lobato é um clássico e não pode sair das prateleiras das bibliotecas das instituições de ensino. "A liberdade do leitor de se interessar por determinada obra e entender as mensagens dela partem do próprio senso crítico, que a escola ajuda a construir, mas não define", ressalta. "Várias gerações leram Caçadas de Pedrinho e não se tornaram racistas."

Na estante de casa, a ambientalista Ana Eduarda Morais, de 38 anos, mantém, com orgulho, a coleção inteira de Monteiro Lobato. O livro Caçadas de Pedrinho está entre os volumes e continuará com lugar cativo. "O Brasil é um país racista, isso faz parte da história e não há como negar. Não acho que o livro tenha que ser banido. O certo é levar o assunto para discussão. É uma forma de refletir e incentivar o pensamento crítico", afirma. Nesta sexta-feira, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, onde há quatro exemplares da publicação, Ana Eduarda foi enfática ao dizer, entre as duas filhas, Marcela, de 8, e Maria Clara, de 6, que elas terão acesso ilimitado às histórias do personagem de Monteiro Lobato. "Caçadas de Pedrinho também fala para as crianças sobre o contato com a natureza e as brincadeiras ao ar livre."

O Estado de Minas tentou, sem sucesso, contato com a professora Nilma Lino Gomes, autora do parecer aprovado pelo CNE contra a obra de Lobato. De acordo com o conselho, apenas a conselheira falaria sobre o assunto à reportagem do EM. E informou ainda que ela estava em viagem, participando de um evento no Sul do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)