(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Olimpíada Fica Vivo ajuda no combate à violência


postado em 28/07/2009 09:55 / atualizado em 17/11/2009 00:12

É na pequena quadra poliesportiva da Escola Municipal Paulo Freire, no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Noroeste de Belo Horizonte, que a operadora de vendas Tatiana Siqueira Soares, de 23 anos, ainda sonha em vestir a camisa de um clube de futebol feminino do Brasil e receber o mesmo reconhecimento da atacante Marta, da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, eleita duas vezes a melhor jogadora do mundo. "Ela já jogou em Minas e quem sabe eu possa ter o mesmo destino dela?”, diz Tatiana, que está entre os 5 mil jovens da capital que participam da seletiva para a 4ª Olimpíada Fica Vivo, programa de controle de homicídios da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) destinado a jovens de 12 a 24 anos que vivem em situação de risco. A fase final da seletiva será em outubro. “Marquei dois gols e espero ajudar a classificar nosso time para a final e poder jogar em lugares famosos de Belo Horizonte, como o Mineirão”, diz.

A segunda semana da fase classificatória da 4ª Olimpíada Fica Vivo começou ontem e, até quarta-feira, vai envolver jovens que participam do Programa Fica Vivo nos Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPC) dos bairros Ribeiro de Abreu, Paulo VI, Novo Aarão Reis, Taquaril/Alto Vera Cruz/Granja de Freitas e Castanheiras. Na semana passada a seletiva passou pelos núcleos do Barreiro, Morro das Pedras, Conjunto Felicidade, Pedreira Padre Lopes e Cabana Pai Tomaz, sempre nas modalidades de futebol de campo e de futsal masculino. “Essa ação tem como objetivo possibilitar a integração entre os jovens das oficinas do programa, por meio da prática do esporte, articulados aos princípios para a consolidação da cultura de paz”, explica a diretora de Promoção Social da Juventude da Seds, Cátia Silva Simões. Em agosto, ocorrem as eliminatórias dos núcleos de Betim, Contagem e Ribeirão das Neves. Este ano, o campeonato apresenta novo formato, com três etapas classificatórias disputadas em quadras, campos e praças nas comunidades onde estão as sedes dos núcleos.

Empolgado por participar pela terceira vez das olimpíadas, o bombeiro hidráulico Walliyson Felipe Alves Nogueira, de 21, até pintou o cabelo para dar sorte. Na segunda-feira, ele estreou na categoria sub-24 na modalidade futsal. “Espero que o novo cabelo ajude na nossa classificação para a final”, comentou Wallyson, que a exemplo de outros jovens participou de oficinas promovidas pelo Fica Vivo. "Cheguei até o programa por indicação de um amigo. Já fiz curso de espanhol, bombeiro hidráulico e informática. Acho que depois desses cursos estou mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho. A comunidade onde moro é muito violenta e o programa tem ajudado as pessoas a serem mais amigas”, conta.

O Fica Vivo existe há seis anos e foi criado a partir de um projeto piloto realizado no Morro das Pedras, na Região Oeste de Belo Horizonte, pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “No primeiro ano, o programa conseguiu promover a redução em até 40% do número de homicídios naquela região. Um ano depois, o que era projeto piloto foi institucionalizado pelo governo do estado por meio do Decreto Lei 43.334”, acrescenta Cátia. Atualmente, o programa é desenvolvido em 25 núcleos distribuídos nas principais regiões de Minas (como Uberaba, Montes Claros e Governador Valadares) e beneficia cerca de 15 mil jovens. “Depois da implantação do Fica Vivo, verificamos a redução de 20% no total de homicídios nas áreas do programa quando comparados os dados de 2006 e 2007”, informa a diretora da Seds.

O desfile de abertura da 4º Olimpíada do Fica Vivo será em 13 de outubro, na sede do Minas Tênis Clube, com os participantes e apresentações culturais. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). Apenas os integrantes dos Núcleos de Belo Horizonte e Região Metropolitana participarão das Olimpíadas. Para o interior, serão organizados jogos regionais. "Mantemos a tradição de escolher lugares consagrados para a prática de esportes na capital para que esses jovens possam ter acesso a esses pontos", explicou Cátia Simões.

Local dos jogos

Campo do Mineirinho – Rua São Vicente, s/n, Granja de Freitas
Futebol de campo
(masculino e feminino) – 8h às 10h


Escola Municipal Paulo Freire – Rua Paulo Mendes Campos, 311, Ribeiro de Abreu
Futsal
(masculino e feminino)
13h às 16h

Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Rua Prudente de Moraes, 27, Jardim Castanheiras
Futsal
(masculino e feminino)
11h às 16h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)