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Estado de Minas

BHTrans prepara operação contra fila dupla na volta às aulas


postado em 02/02/2009 08:43 / atualizado em 17/11/2009 00:41

Para conter caos em frente a escolas, a BHTrans entra em cena com a Operação Volta às Aulas(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Para conter caos em frente a escolas, a BHTrans entra em cena com a Operação Volta às Aulas (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)

Quem se acostumou a transitar por Belo Horizonte e se deparar com o trânsito fluindo, sem aqueles duradouros engarrafamentos pode voltar a pensar em sair de casa mais cedo. É que a partir desta segunda-feira voltam as aulas na rede pública de ensino, na maioria das escolas particulares e também nas universidades. O resultado, motoristas da capital conhecem bem: imprudências, vias congestionadas, buzinas e as grandes vilãs da paciência: as filas duplas. Para conter esse caos, a BHTrans entra em cena com a Operação Volta às Aulas.

Nas férias, o movimento de veículos, segundo a BHTrans, reduz em 9% na área central da cidade. “Onde passam diariamente 400 mil carros, deixam de passar 40 mil. O que alivia os corredores”, afirma o supervisor da Gerência de Operação da Área Central, da BHTrans, Carlyle Tavares, que revela que a operação será centralizada em 53 escolas que apresentam maiores fluxos, como o Colégio Santo Antônio, na Região Centro-Sul, e a Escola Estadual Bueno Brandão, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste. “Foram escolhidas aquelas que causam mais impactos no trânsito, por isso, nossos agentes orientarão motoristas nesses lugares durante duas semanas, até 13 de fevereiro, depois disso vamos para todas as outras instituições fazer fiscalização rotineira.”

Serão colocadas faixas próximas às escolas, distribuídas cartilhas educativas e, principalmente, agentes auxiliando o tráfego e orientando os pais que levam os filhos para os estudos. “Os horários de entrada e saída das escolas são os mais críticos, pois o fluxo de veículos aumenta em até 50%”, alerta Carlyle. O supervisor da BH Trans aconselha motoristas saírem mais cedo de casa, diminuir a velocidade próximo às áreas escolares, dar preferência ao transportador escolar para levar as crianças e, principalmente, evitar as filas duplas, que causam impaciência e muita buzina, pois com as paradas dos carros na frente das instituições há uma redução de 33% da capacidade de trânsito naquela via, o que compromete a fluidez dos veículos, causando congestionamentos, estresse e lentidão.

Segurança

A frota de veículos credenciados para fazer o transporte escolar em Belo Horizonte foi vistoriada. O prazo terminou na sexta-feira e a BHTrans orienta os pais a conferir, no site ou no telefone de atendimento, se a situação a van ou ônibus usado pelos estudantes está regular. Cerca de 350 itens são verificados, entre equipamentos obrigatórios – como o cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio, tacógrafo, abertura máxima das janelas e trava interna das portas – e toda a parte mecânica, elétrica, condições de circulação do veículo, estado de conservação e layout.

O regulamento do serviço foi atualizado no ano passado e trouxe novidades, como a exigência de cadeira especial para crianças menores de quatro anos. Belo Horizonte conta com uma frota de 1.193 veículos, entre micro-ônibus, vans, ônibus e kombis, que transportam 36 mil alunos por dia. A idade média dos veículos que fazem parte do sistema é de 7,7 anos.


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