(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após relatos de irregularidades, TAF do CBMERJ é cancelado

Vídeos feitos por candidatos mostram pessoas passando mal durante a fase; insuficiência de socorristas e má iluminação também foram apontadas


22/11/2021 07:06


(foto: CBMERJ)
Devido às denúncias de candidatos de problemas, o Teste de Aptidão Física (TAF) da seleção do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) para temporários foi cancelado e será reaplicado. 

De acordo com os inscritos, a etapa, realizada nesta quinta-feira (18/11), foi marcada por irregularidades. Vídeos gravados por candidatos denunciam insuficiência de socorristas, má iluminação e condições precárias de execução das atividades. 

Em um dos vídeos publicados nas redes, um participante filma uma das candidatas passando mal no chão da pista de corrida. “A candidata tá passando mal e não tem ninguém para socorrer”, diz o homem. 

Em outra filmagem, a pista de corrida para a execução de uma das atividades aparece alagada por causa da chuva. “Isso aqui é uma sacanagem”, fala um candidato. 

“Foi uma sessão de tortura!! Índices além do normal para as mulheres. Muitas meninas passando mal, só tinha uma ambulância, com uma médica e uma técnica de enfermagem, não foi suficiente para tamanha demanda de pessoas feridas”, comentou inscrita nas redes. Ainda segundo os presentes, alguns participantes chegaram a desmaiar durante a fase. 

Banca se pronuncia

Em nota publicada nesta sexta (19/11), a FunRio, banca organizadora do processo seletivo, informou que os testes realizados na quinta serão cancelados e reaplicados por “por motivos de força maior”. A nova data para realização dos exercícios será divulgada posteriormente. 

A banca também salientou que os candidatos “também prejudicados pelas condições adversas” que fizeram o TAF no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefat), terão nova data para aplicação da etapa. 

Os testes com realização prevista para os dias 19, 20 e 21 de novembro permanecem mantidos. 
Leia o comunicado na íntegra. 

Exercícios

Segundo o edital de abertura, o TAF é composto por seis exercícios físicos. São eles:

  • Prova de corrida de meio fundo de 2.400m para todos os candidatos em 12 minutos;
  • Prova de flexão e extensão de membros superiores com apoio de frente sobre o solo – para os candidatos às vagas de Oficiais Temporários Voluntários: 30 repetições, no tempo de dois minutos;
  • Prova barra fixa (flexão e extensão para os candidatos às vagas de Praças): Promover o movimento por 3 vezes consecutivas para homens e 2 vezes consecutivas para mulheres, podendo encostar os pés no solo apenas após a finalização completa de todas as repetições do exercício;
  • Prova de abdominal: 30 repetições para todos os candidatos;
  • Prova de natação: 50 metros para todos os candidatos;
  • Prova de subida em corda lisa: 4m para homens e 3m para mulheres.

Seleção

São concorridas 3.000 vagas temporárias para todo o RJ. Do quantitativo total, 2.548 vagas são para soldados e 452 para oficiais. A remuneração varia de R$ 3.452,55 (soldado) a R$ 7.940,78 (oficial).

Para soldado, as oportunidades são para as funções de combatente, motorista combatente, guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista. Os profissionais devem possuir nível médio ou técnico, dependendo da ocupação concorrida, e até 25 anos.

Para oficiais, as chances são para médicos de diversas especialidades, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Todos os cargos exigem nível superior na área e idade máxima de 35 anos. 


*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)