O último boletim quadrimestral mapa das empresas, do Ministério da Economia, revela que a atividade empreendedora voltou a crescer no Brasil. Milhares de desempregados veem na abertura de um negócio próprio a saída para a crise causada pela pandemia do coronavírus.
Foram criadas 264 mil empresas em junho, cerca de 61 mil a mais em comparação com o mês anterior. Com criatividade, muitos brasileiros se dedicam à abertura de novas empresas, mas esbarram em desafios. Um deles é como prospectar clientes, atividade que demanda tempo e qualificação. Sem venda nada acontece.
Uma saída pode ser a terceirização da tarefa de prospecção de clientes. É procurar uma empresa apta a prestar este tipo de serviço, repassar informações sobre sua história, cases, negócio.
"Qual mercado, segmento e localidade quer atuar? A partir da coleta desses dados, monta-se um discurso assertivo e começa uma espécie de call center de relacionamento", explica a engenheira de produção e especialista em planejamento estratégico, Noélle de Melo, CEO da PlanPlus Consultoria, que atua com prospecção ativa em todo o país.
Em seguida, explica a especialista, é feita uma pré-venda com profissionais preparados e envolvidos no processo, que despertam o interesse para o cliente. Depois disso, o empreendedor marca reunião virtual ou presencial com os interessados.
"A empresa tem oportunidade de fechar negócios diários", explica Nóelle de Melo. Outra vantagem da prospecção apontada por ela é o baixo custo, já que não há a necessidade de ter um funcionário próprio com todos os encargos trabalhistas e constante atualização.
"Também não precisa ter base de dados. O cliente só vai dizer para qual tipo de empresa quer vender", acrescenta a CEO da PlanPlus, que presta consultoria para pequenas e médias empresas, de todos os segmentos, por todo Brasil, conectando os clientes às empresas que eles desejam conhecer e fazer negócios.
"Também não precisa ter base de dados. O cliente só vai dizer para qual tipo de empresa quer vender", acrescenta a CEO da PlanPlus, que presta consultoria para pequenas e médias empresas, de todos os segmentos, por todo Brasil, conectando os clientes às empresas que eles desejam conhecer e fazer negócios.
Ela diz que os resultados são gerados todos os dias e que a demanda pela prospecção terceirizada está em alta nestes tempos de pandemia. "Agora, é a hora que as empresas precisam intensificar esse processo e vender mais, alavancar os negócios. Passar por esta fase e entrar em uma época mais próspera", diz Nóelle de Melo.
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