(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Emprego

Entrevistas e reuniões por vídeo aumentam diante da pandemia. Saiba como manter o profissionalismo

Especialistas da Robert Half dão orientações essenciais para uma preparação adequada


13/05/2020 13:00 - atualizado 13/05/2020 13:03

(foto: Tumisu/Pixabay )
(foto: Tumisu/Pixabay )


Por conta da pandemia do novo coronavírus, empresas de todo o país têm adotado o expediente à distância como alternativa para manter as atividades. Em consequência, entrevistas de emprego e reuniões passaram a ser feitas por videoconferência para evitar o deslocamento e contato dos recrutadores e candidatos.

Diante desse cenário de precaução e cuidado, como manter o profissionalismo e demonstrar confiança? "É importante que os profissionais tenham os mesmos cuidados que costumam ter em entrevistas presenciais. Pontualidade e boa postura, por exemplo, não devem mudar em função de uma entrevista à distância", aponta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half.

Para auxiliar os profissionais nesse momento, os especialistas da Robert Half elaboraram sete orientações para uma boa execução e melhores resultados:

1 - Teste sua tecnologia


Baixe a plataforma de vídeo que está sendo usada para sua entrevista com bastante antecedência. Teste sua câmera, microfone e alto-falante para garantir que estejam funcionando corretamente. Aproveite para familiarizar-se com as funcionalidades das ferramentas.

2 - Escolha o local adequado


Escolha um espaço tranquilo e bem iluminado. Certifique-se que animais de estimação e membros da família não irão interromper o fluxo da entrevista. Deixe o celular no modo silencioso e desative as notificações na tela.

3 - Vista-se profissionalmente


Escolha uma roupa que projete confiança e vista-se completamente - não apenas da cintura para cima. Além disso, evite figurinos que possam distrair quem está do outro lado da câmera.

4 - Mantenha a postura


Olhe para câmera ao falar, balance a cabeça visivelmente e sorria, sempre mantendo uma boa postura e fazendo gestos de mãos apropriados com o contexto do diálogo.

5 - Elimine as interferências


Silencie todos os alertas, incluindo e-mail, textos, mídias sociais, atualizações de software e outros pop ups que possam aparecer na tela. Saia de todos os programas que você não usará durante a entrevista e feche as guias desnecessárias do navegador.

6 - Drible o nervosismo


Entre na conferência de 5 a 10 minutos mais cedo para manter-se calmo e focado quando a entrevista em vídeo começar.

7 - Envie um agradecimento


Tenha a mesma postura que você teria em uma entrevista presencial. Antes de concluir a conversa, pegue o e-mail do recrutador e envie uma nota de agradecimento.

Também é possível ter mais informações e orientações sobre como se preparar e comportar em entrevistas de emprego na Central do Conhecimento do site da Robert Half. Acesse: https://www.roberthalf.com.br/ .



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)