Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADE

Vagas temporárias também exigem capacitação

Candidatos com mais conhecimento têm melhores chances de conquistar uma das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho no fim do ano


postado em 26/11/2019 13:00 / atualizado em 26/11/2019 13:04

Comércio deve abrir 103 mil vagas temporárias em todo o Brasil até dezembro, segundo a CNDL(foto: Alterio Felines/Pixabay )
Comércio deve abrir 103 mil vagas temporárias em todo o Brasil até dezembro, segundo a CNDL (foto: Alterio Felines/Pixabay )


O setor de comércio deve abrir 103 mil vagas temporárias em todo o Brasil até dezembro, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O número representa 44 mil a mais que as oportunidades geradas no mesmo período do ano passado. "O momento é bom para quem busca recolocação ou o primeiro emprego e as chances são maiores para quem tem qualificação", afirma Tiago de Oliveira Coiado, consultor de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Entre as funções mais procuradas pelos empregadores estão as de ajudante, vendedor e atendente de loja. O especialista esclarece que todo tipo de experiência é válido para as oportunidades que surgem no final do ano. Para ele, as vagas temporárias têm essa característica por causa da urgência na contratação.

Porém, Tiago Coiado ressalta a importância da qualificação também para se candidatar às oportunidades ocasionais. "Os empregadores dão preferência para os profissionais mais capacitados, mesmo na contratação temporária porque, geralmente, são os que mais trazem resultado para a empresa", explica. E o sucesso desse público ainda pode ser maior – também é o que mais ganha chance de efetivação.


Primeiro emprego


O período de festas também é um dos melhores para quem busca o primeiro emprego. O especialista do Cedaspy explica que as vagas temporárias podem proporcionar um importante ganho de vivência prática para o jovem trabalhador. "Dessa forma, quebra-se uma das principais barreiras na contratação de quem está iniciando a carreira, que é a falta de experiência", destaca.

A ausência de bagagem profissional ainda pode se transformar em problema quando o assunto é currículo. "Neste caso, é preciso dar maior destaque para as habilidades pessoais e os diferenciais oferecidos para o cargo no qual se quer atuar. Mencionar cursos preparatórios e a vivência em estágio também ajuda a se destacar", diz o especialista. Segundo ele, todo tipo de experiência é bem visto pelo empregador, mesmo que represente a parte prática oferecida por um curso de capacitação.

Mais informações: 
https://www.cedaspy.com.br/


Dez dicas para conquistar uma vaga temporária


- Mantenha seu currículo atualizado

- Candidate-se a vagas compatíveis com as suas habilidades

- Não minta na entrevista de emprego

- Mostre-se disponível e disposto a cumprir metas

- Seja organizado e prestativo

- Mantenha a pontualidade e use roupas adequadas ao cargo e empresa contratante

- Trabalhe em grupo e conserve a boa comunicação com os colegas de trabalho

- Aproveite a oportunidade para ganhar experiência e estabelecer contatos

- Faça uma autoavaliação e invista nos seus pontos fortes

- Prepare-se com cursos de especialização e capacitação



Publicidade