(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Meditação é tendência em empresas

Prática adotada no ambiente de trabalho proporciona jornada mais leve e satisfatória. Além de contribuir com o autoconhecimento e o controle das emoções dos profissionais


postado em 27/03/2019 10:06 / atualizado em 27/03/2019 13:34


(foto: StockSnap/Pixabay)
(foto: StockSnap/Pixabay)


A meditação é tendência em empresas. Muitas organizações estão adotando técnicas similares como uma maneira de melhorar o ambiente de trabalho, oferecer momentos e ferramentas de bem-estar aos seus funcionários e, consequentemente, colher resultados, inclusive com produtividade, melhores.

Desde 2017, a Incomum, agência focada em comunicação estratégica empresarial,  incorporou junto a sua rotina de trabalho a prática de meditação. São oferecidas sessões uma vez por semana a todos os interessados. Geralmente, no início de um turno, antes de começar as atividades ou retomar a semana.

A meditação proporciona uma mente leve, mas, ao mesmo tempo, concentrada no aqui e agora, além de reforçar o pensamento positivo, práticas de aquietamento, controle da respiração bem como empatia e alegria nos momentos difíceis em grupo.

Na Incomum, as sessões são abertas e livres. Os dias de meditação começaram tímidos, num primeiro momento, e se tornaram hábito e rotina. Praticamente metade da turma de colaboradores comparece, mas o mais interessante, segundo os sócios da agência, é perceber as mudanças, o momento de descontração, de descanso.

Muitas vezes a prática mobiliza sentimentos, emoções, outras vezes há uma percepção por parte dos praticantes de como eles estão se sentindo no momento e como poderiam estar se sentindo melhor, seja no trabalho ou em casa. Na maior parte da prática, o resultado positivo ocorre com a mudança de hábito e a diminuição significativa de sintomas como ansiedade e cansaço.

Augusto Gowert, diretor de arte da agência, destaca que a meditação presente no cotidiano da Incomum tornaram a jornada de trabalho mais leve e satisfatória. "Sinto que ao separarmos um tempo de nossa rotina para refletir sobre a vida e liberar a mente, identificamos novos limites pessoais e profissionais. Os resultados são múltiplos: partem do autoconhecimento, perpassam o controle das emoções e do corpo, e contribuem com a estruturação de profissionais íntegros."

Funcionários aprovam a prática dentro da empresa e destacam os benefícios, principalmente no relacionamento(foto: Incomum/Divulgação)
Funcionários aprovam a prática dentro da empresa e destacam os benefícios, principalmente no relacionamento (foto: Incomum/Divulgação)


Já Kamilla Alves, que trabalhou como analista de mídias sociais na Incomum durante um ano, lembra que os funcionários encaravam essa "pausa" e essa necessidade de olhar para o nosso interior como algo fútil. Até então, nunca tinha estado tão perto da meditação. Quando começou a vivenciar a prática no ambiente de trabalho, percebeu a enorme diferença que ela faz na rotina. "Além de ser um momento em que podemos nos desconectar da rotina e das demandas, é uma forma de autoconhecimento. É uma maneira de abrir as nossas gavetas e perceber o que nos incomoda, o que nos deixa desconfortáveis." Ela ainda completa: "Trabalhar depois de uma sessão de meditação é renovador. É como se eu tivesse me desprendido das minhas aflições e fosse um novo dia, uma nova jornada".

Estimula a criatividade

As práticas na agência aliam técnicas de meditação com ferramentas de atenção plena, respiração e até mesmo arteterapia, onde se trabalha com argila, desenho e água, atividades que atuam no alívio do estresse e controle de emoções. A meditação e a criatividade também têm sinergias importantes, uma vez que uma mente criativa é aquela centrada em uma ideia, um sentimento, uma emoção. Assim como a respiração e trazer o foco para o agora diminui o efeito dos estímulos externos, traz tranquilidade, alivia o estresse e facilita o bem-estar necessário para uma boa produção e trabalho.

Com a meditação, constatou-se que as atividades se tornam mais produtivas e prazerosas. Além disso, os encontros semanais favorecem os vínculos, as trocas, o acolher o outro em momento de tensão. Na agência, o lema é simples, mas fundamental na vida profissional e pessoal: "Eu ajudo o outro e ainda me dou o direito de fechar os olhos e deixar silenciar a mente um pouco, antes de seguir o baile num dia ruim".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)