Publicidade

Estado de Minas

5 dicas essenciais para atrair investidores para sua startup


24/09/2021 16:46

None

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais destaque entre os brasileiros é o surgimento de novas startups. Isso pode ser explicado pela nova geração que luta por um espaço no mercado de trabalho e que deseja ter algo próprio e inovador, ao invés de trabalhar para empresas já existentes. Além disso, a pandemia também influenciou muitas pessoas que acabaram perdendo seus empregos e acharam nessa opção uma forma de dar a volta por cima.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem mais de 12 mil startups cadastradas, e de acordo com o Inside Venture Capital , relatório da empresa de inovação Distrito, US$ 5,2 bilhões foram investidos em startups brasileiras no primeiro semestre de 2021, sendo o recorde histórico no Brasil. 

"Diante desses dados, podemos afirmar que essa é uma realidade muito bem estabelecida no nosso país. No entanto, o outro lado dessa nova era que é pouco discutida é a alta concorrência e a dificuldade em se destacar nesse mercado, por isso, pequenas empresas requerem mais investimentos e para isso buscam por aportes externos", explica Mikio Jr., CEO do Grupo Safira que conta com os programas de desenvolvimento de startups Safira Labs e Acelera Si9. 

Para concluir esse objetivo, é preciso aprender como atrair novos investidores e como se preparar para receber esses investimentos. Pensando nisso, o CEO resolveu listar cinco dicas que te ajudarão a conquistar essa meta: 

  1. Tenha um plano de negócios bem estruturado 

Esse é o primeiro passo para qualquer decisão. Pense, estude e monte um plano com os seus objetivos, o que será oferecido e como pretendem realizar, isso será o diferencial entre a sua startup e a do seu concorrente, perante os investidores. 

  • Tenha em mente o perfil do investidor que você procura 

De nada adianta "atirar para todos os lados", pois os resultados podem sair pela culatra. Os primeiros a investirem na sua startup são fundamentais, então mentalize e procure por um perfil que se encaixe com o que está oferecendo. 

Para isso é indispensável que você conheça seus concorrentes e saiba inovar diante deles, assim, mostrará para o investidor que está dando o seu melhor e que é diferente dos seus competidores. 

  •  Prepare um pitch conciso e completo 

Nem sempre os investidores possuem tempo para assistir longas apresentações, por isso é importante contar com um pitch pronto para ser usado. Ele consiste em uma apresentação curta que pode chegar a 5 minutos e contém todas as informações necessárias e de destaque da empresa.

Faça uma apresentação realista, bem elaborada e que já esteja pronta para ser colocada em prática. Além disso, não esqueça de trazer dados que comprovem suas falas e os benefícios que seu negócio já oferece e vai oferecer ao receber um apoio. Seja criativo e inteligente. 

  • Invista em uma equipe qualificada 

Ter colaboradores bem qualificados faz toda a diferença, isso porque o investidor analisa que aquele ambiente e equipe estão preparados para quaisquer desafios que possam surgir, e isso fortalecerá ainda mais sua startup. 

  • Participe de eventos corporativos

Estudar, participar de congressos, palestras, entre outros eventos corporativos mostram que você e sua equipe são atualizados nas novidades do mercado, além disso, conhecimento nunca é demais. 

"Com essas dicas ficou mais fácil entender os direcionamentos profissionais para conseguir investidores e alavancar seus projetos com capital disponível, e agora é só fazer o seu planejamento e conquistar seus objetivos", finaliza Mikio Jr. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade