indústria siderúrgica, localizada em Alvinópolis

A prática ilegal consistia em usar 'laranjas' para falsificar notas fiscais em nome de terceiros.

MPMG/Divulgação
Nesta quarta-feira (31), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou a 'Operação Hefesto' contra uma indústria siderúrgica, localizada em Alvinópolis, Região Central do estado. A empresa é suspeita de sonegar impostos por meio da utilização de notas fiscais falsas, causando um prejuízo aproximado de R$ 11 milhões ao erário nos últimos cinco anos.

O foco principal da operação é uma indústria de beneficiamento de sucatas, que, segundo as investigações, comprava mercadorias sem pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A prática ilegal consistia em usar 'laranjas' para falsificar notas fiscais em nome de terceiros.

De acordo com o MPMG, os suspeitos emitiam notas fiscais simulando o fornecimento da sucata, mas o material adquirido era de origem diversa. Além da sonegação de impostos, o Ministério Público também apura o crime de lavagem de dinheiro, uma vez que há indícios de ocultação da localização, propriedade e movimentação dos valores obtidos ilegalmente.

Para desarticular o esquema, estão sendo cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão na sede da empresa, no escritório de contabilidade e nas residências de pessoas físicas envolvidas, em Alvinópolis e João Monlevade. A operação conta com a participação de 24 servidores da Receita Estadual, dois promotores de Justiça, um delegado e 11 policiais civis.