(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOTORIZADAS

TJ de Minas contrata mulheres como motoristas pela 1ª vez em 150 anos

As profissionais destacaram que a contratação é importante por abrir portas, ainda mais em um ramo que é bastante preconceituoso com elas


25/07/2023 11:30 - atualizado 25/07/2023 12:30
1156

duas motoristas de camisa social branca e calça preta segurando a chave do carro que estão atrás delas
As novas motoristas do TJMG, Fátima Azevedo Monteiro e Daniele Jácome (foto: Gláucia Rodrigues/TJMG))
O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) pela primeira vez, em 150 anos de existência, contrata mulheres para o cargo de motorista. As duas, Fátima Azevedo Monteiro, de 35 anos, e Daniele Jácome, de 31, foram recebidas pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Ambas possuem uma ampla experiência como motoristas de carros pequenos e também de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus. A previsão é que mais uma profissional deve iniciar as atividades no início de agosto. 

O TJMG reforça que, mais uma vez, reconhece e valoriza a importância da igualdade de gênero no mercado de trabalho e contribui para o empoderamento das mulheres.

“O que demonstra a nossa valorização do feminino, dessas mulheres excepcionais e guerreiras que vão nos ajudar nesta empreitada. É com grande satisfação que tenho o prazer de implementar esta inovação”, disse o presidente, autor da iniciativa.

O desembargador Júlio César Lorens enfatiza que este foi apenas o primeiro passo. “É realmente um marco no tribunal. Já acompanhamos a presença marcante das mulheres em todos os segmentos do mercado de trabalho, como construção civil e transporte público, e pensamos, por que não aqui no TJMG?” 

“Estava na hora de quebrar esse paradigma e a ideia é abrir as portas. Não há desigualdade e o tratamento será igualitário para todos. Os critérios de contratação foram objetivos e elas foram aprovadas por sua capacidade técnica. Abrindo novas vagas, mais mulheres com certeza virão”, afirmou o superintendente de Transportes do TJMG.
quatro pessoas olhando para a foto, duas mulheres de camisa branca e dois homens de terno
Da esquerda para a direita: Fátima Azevedo Monteiro, desembargador Júlio César Lorens, presidente José Arthur Filho e Daniele Jácome (foto: Gláucia Rodrigues/TJMG)
 

Cargo

As três motoristas cumprirão horário administrativo normal e, inicialmente, farão as rotas dentro de Belo Horizonte. Após o período de experiência, também entrarão na rota para o interior de Minas Gerais, para atender em viagens. 
Segundo a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, a instituição está aberta às novas oportunidades, com foco em inovação e valorização. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, ressaltou.
cinco mulheres na foto, dividido em diretoras, gerente e motoristas
Da esquerda para a direita: Fátima Azevedo Monteiro, Selmara Alves Fernandes, Luiza Augusta de Souza, Adriana Lage de Faria e Daniele Jácome (foto: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Na voz das motoristas

Fátima Monteiro trabalhava com transporte de material para uma empresa de reciclagem e acredita que essa oportunidade de trabalhar no tribunal será muito positiva em sua vida. “É uma novidade para mim e para todos aqui. São novas portas de emprego que se abrem para nós, mulheres, e espero que venham muitas mais para serem colegas aqui. O mercado é muito preconceituoso e precisamos vencer isso”, disse.

Daniele Jácome é apaixonada por carros desde os 12 anos e gostava de prestar atenção em quem dirigia para aprender. Aos 13 anos, ela já se aventurava ao volante e, anos mais tarde, se encantou pelos grandes caminhões de mineração e decidiu que queria dirigir os veículos de grande porte também. Chegou a conduzir carros, vans, ônibus, caminhões e já trabalhou até como mototáxi.

“Sou motorista há mais de 20 anos e sei que toda minha trajetória de vida me trouxe até aqui hoje. Estou com alta expectativa de abrir caminhos para as mulheres, para que elas sejam o que quiserem ser e façam o que quiserem fazer. Que todas as mulheres possam sonhar seus sonhos, independentemente do que forem, e que levantem a cabeça e sigam sempre em frente”, afirmou a motorista.
muitas pessoas olhando para foto, no total são 11 pessoas, divididos entre homens e mulheres
As novas motoristas foram recebidas pelos colegas do TJMG (foto: Gláucia Rodrigues/TJMG)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)