(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FAFICH

UFMG vai investigar denúncias de falas racistas de professor de sociologia

Cartazes espalhados pela UFMG creditam a professor de sociologia falas racistas contra indígenas e pessoas negras


11/07/2023 18:23 - atualizado 11/07/2023 18:24
1156

Cartazes espalhadas pela UFMG com falas racistas de professor
Caso veio à tona depois que o Centro Acadêmico Lélia Gonzalez (CALZ), dos cursos de graduação em Antropologia e Arqueologia, publicar uma nota de repúdio (foto: Centro Acadêmico Lélia Gonzalez / Divulgação)
A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu um processo administrativo para investigar o professor de sociologia denunciado por racismo. O caso veio à tona depois que alunos espalharam cartazes com as falas preconceituosas ditas pelo docente. 
Apesar de o Centro Acadêmico Lélia Gonzalez (CALZ), dos cursos de graduação em Antropologia e Arqueologia da faculdade, ter publicado uma nota de repúdio no dia 7 de julho, a ouvidoria da universidade só recebeu a denúncia na tarde desta terça-feira (11/7). 

De acordo com os cartazes, o professor teria afirmado que alunos indígenas teriam que ser expulsos da comunidade acadêmica. "Nós, professores, temos que decidir se jubilamos (expulsamos) esses alunos 'índios', porque nem a nossa língua eles falam", diz um cartaz. 

As falas estão creditadas apenas a um "professor de sociologia". Em outro cartaz, a frase "os africanos possuem um apetite sexual maior, por isso o contingente populacional é tão grande" também é atribuída ao docente. 

Na nota de repúdio, o Centro Acadêmico afirma que as atitudes do professor têm sido prejudiciais aos alunos por serem incompatíveis com os princípios de "igualdade, diversidade e inclusão", que deveriam nortear o ambiente educacional. "O papel do professor é orientar os alunos na construção do conhecimento, estimulando o pensamento crítico e a reflexão, mas jamais propagar discursos de ódio ou perpetuar ideologias preconceituosas", afirmou o centro, em nota divulgada nas redes sociais.

A UFMG afirmou que repudia toda forma de discriminação e "seguirá comprometida para promover o esclarecimento dos fatos, com o devido rigor processual". 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)