(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Olha a Pamonha quentinha...!

Salgada, doce, recheada, cozida, frita ou assada esta iguaria à base de milho é de dar água na boca


postado em 04/08/2019 04:07

(foto: juliana flister/agência 17)
(foto: juliana flister/agência 17)


Quem já não ouviu o nostálgico canto do vendedor ambulante “Olha a pamonha, olha pamonha quentinha...” Por muito tempo, os amantes desse quitute penavam para conseguir degustá-lo na capital, pois era coisa rara. No interior, por sua vez, sempre esteve presente nas lanchonetes.
 
Para alegria dos clientes, há algum tempo as empresas fabricantes de pamonha já lançaram as diversas versões congeladas e agora ficou fácil ter a iguaria na mesa do lanche. Mineiro que é mineiro gosta muito de comidas à base de milho e tem prazer em cozinhar. Exatamente por saber desse prazer de estar na cozinha que o Estado de Minas circulou por muitos anos com o Guia Sabores de Minas, resgatando receitas de família dos quatro cantos do nosso estado. Apesar do guia ter acabado, o portal Uai abriu um espaço no Uaie+, e disponibilizou ali todas as receitas publicadas nos diversos fascículos do guia, basta acessar
https://www.uai.com.br/entretenimento/gastronomia/saboresdeminas/. Hoje, vamos dar algumas receitas do quitute de milho, uma boa oportunidade para arriscar a fazer em casa.
 
Pamonha assada
 
Ingredientes: 12 espigas de milho verde, 250g de queijo frescal ralado, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 Pitada de sal, 3 copos (americanos) de açúcar, 2 ovos, 1 copo (americano) de leite, Canela em pó a gosto

Modo de fazer: Cortar o milho das espigas com uma faca, até aparecer o sabugo. Bater no liquidificador, com o leite, o açúcar, o queijo, a manteiga, os ovos, a canela e a pitada de sal. Peneirar. Despejar o creme em um tabuleiro untado. Levar ao forno por duas horas. Servir quente ou fria.

(Receita fornecida por Jesuína Maria 
da Silva Oliveira, de Florestal) 
 
Pamonha recheada

Ingredientes: 1 quilo de milho verde ralado (massa e caldo, o bagaço é desprezado), 15g de sal, 80ml de óleo, 20g de lombo de porco cozido e desfiado, 20g de queijo frescal fatiado, 4 litros de água.

Material: Para cada pamonha, são usadas cinco palhas do milho, barbante ou gominha.

Modo de fazer: Em um recipiente, misturar o milho ralado com o óleo e o sal. Com as mãos, fazer uma espécie de copo com as palhas de milho, unindo as laterais e dobrando o fundo, como se fosse um envelope. Virar a massa nesse copo. Sobre ela, pôr o lombo e o queijo. Fechar novamente com outra palha, seguindo o processo do envelope, em sentido inverso. Repetir esse processo, intercalando as cinco palhas em cada pamonha. Amarrar com barbante ou gominhas. Levar as pamonhas ao fogo, com quatro litros de água, por 40 minutos. Escorrer e servir. 
 
Pamonha com 
pernil e jiló

Ingredientes: 30 espigas grandes de milho verde, 3 xícaras de chá de óleo, 1 queijo de minas tipo frescal, 1kg de pernil suíno cozido, temperado e picado em cubinhos, 500g de jiló com casca, picado em cubinhos, Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto

Material: Palha de milho e gominhas para embrulhar a pamonha

Modo de fazer: Com uma faca, retirar os grãos de milho do sabugo e, em seguida, passá-los no moedor (para este processo também pode ser usado um ralo, em vez de faca e moedor). Passar em uma peneira fina a massa obtida. Desprezar o bagaço. Aquecer o óleo e despejar na massa de milho. Misturar bem. Fora do fogo, pôr o pernil, o jiló, o cheiro-verde, o sal, a pimenta e mexer. Com as mãos, fazer uma espécie de copo com as palhas de milho, unindo as laterais e dobrando o fundo, como se fosse um envelope. Virar a massa nesse copo. Sobre ela, pôr um pedaço de queijo. Fechar novamente com outra palha, seguindo o processo do envelope, em sentido inverso. Prender com gominha. Levar as pamonhas ao fogo, com água fervente suficiente para cobrir, por cerca de 35 minutos. Escorrer e servir.

(Receita fornecida por Maria Lúcia Dias Azevedo, de Itabirito) 
 
Pamonha Romeu e Julieta

Ingredientes: 50 espigas de milho, 1kg de açúcar refinado, 500g de margarina derretida, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento químico em pó, 1 pitada de canela em pó, Goiabada cascão e queijo de minas para rechear
Material: Palha de milho verde, barbante ou linha

Modo de fazer: Ralar as espigas de milho e coar. Desprezar o bagaço e misturar bem a parte coada com o açúcar, a margarina, o sal, o fermento e a canela. Fazer um copo com as palhas de milho, unindo as laterais e dobrando o fundo, como se fosse um envelope. Virar a massa nesse copo, pôr no meio uma fatia de queijo e um pedaço de goiabada e fechar novamente com outro copinho de palha, obedecendo ao mesmo processo, só que no sentido e inverso. Amarrar com barbante. Cozinhar por 40 minutos em água fervente. 

(Receitas fornecidas por Rubens Fernando de Figueiredo e Rosa Figueiredo, de Patrocínio) 
 
 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)