(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Filme 'Lavra' defende que Minas reaja para evitar tragédias ambientais

Documentário de Lucas Bambozzi percorre o caminho da lama tóxica por Minas Gerais, após rompimento de barragens. Filme estreia nesta quinta (6/10) em BH


06/10/2022 04:00 - atualizado 05/10/2022 21:03

Líder indígena e escritor Ailton Krenak olha para a câmera em cena do documentário Lavra
"Lavra" traz o depoimento do líder indígena e escritor Ailton Krenak sobre a poluição do Rio Doce (foto: Trem Chic/divulgação )


“Lavra”, longa-metragem de Lucas Bambozzi que estreia nesta quinta-feira (6/10), é um filme que nasceu da tragédia. “Mas ele não fala da morte, retrata a morte. E precisamos fazer com que ela não se repita”, afirma o realizador paulista, criado em Minas, sobre o misto de documentário e ficção que aborda o impacto da mineração no estado.

É uma personagem ficcional quem conduz a narrativa. Depois de 30 anos vivendo nos EUA, Camila (Camila Mota, atriz do Teatro Oficina) retorna à Governador Valadares natal quando o Rio Doce é contaminado pelos rejeitos da mineração.
 
A personagem segue o caminho da lama e viaja por cidades impactadas por ela: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Itabira, Baguari, Serro, Conceição do Mato Dentro. Em todos os locais, encontra personagens que tiveram a vida modificada em decorrência da exploração do minério. Quando ocorre o novo rompimento, em Brumadinho, Camila chega ao local logo após o desastre e se envolve com movimentos de resistência.
 

''Foi fundamental estar perto da tragédia. Foi tão assustador estar lá que isso acabou reforçando o desejo de fazer o filme e a convicção de que ele conclamasse algum tipo de embate. Não é um filme que simplesmente constata o problema, ele chama para a reação"

Lucas Bambozzi, cineasta

 

A intenção de fazer o filme veio logo depois da tragédia de Mariana, onde a barragem do Fundão se rompeu em novembro de 2015.

Mas o projeto começou a tomar corpo no início de 2017, quando Bambozzi e parte da equipe fizeram pesquisas in loco, visitando Mariana, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

“Não era exatamente (filmagem) pra valer, mas levamos o equipamento que permitiria registros que pudessem entrar no filme. E foi o que aconteceu. Naquele momento, não tínhamos a Camila definida nem a forma do filme”, conta Bambozzi.

“Lavra” é fruto de parceria do realizador com a roteirista Christiane Tassis – a personagem de Camila é o alter ego da escritora.
 
Atriz Camila Mota anda sob a chuva, numa estrada, em cena do documentário Lavra
A atriz Camila Mota interpreta a mineira que volta a Governador Valadares após tragédia provocada pelo rompimento de barragens de mineração (foto: Trem Chic/divulgação )
 

Ao vivo em Brumadinho

O projeto foi ganhando forma nos anos seguintes até que no início de 2019, em meio à preparação do set de filmagem, ocorreu nova tragédia em Brumadinho.

“Conseguimos estar lá no dia seguinte (ao rompimento da Mina Córrego do Feijão) com a equipe, e cinco dias depois já estávamos com a atriz ali. Foi fundamental estar perto da tragédia. Foi tão assustador estar lá que isso acabou reforçando o desejo de fazer o filme e a convicção de que ele conclamasse algum tipo de embate. Não é um filme que simplesmente constata o problema, ele chama para a reação”, explica o cineasta.



A câmera de Bambozzi é subjetiva – tudo o que vemos é o que Camila também vê. “O filme vem da relação entre mim, a Kiti (Christiane Tassis) e a Camila. À vivência da Kiti em Valadares foram acrescentadas experiências minhas, pois cresci em Minas, e as da Camila, que é da região de Montes Claros.”

O diretor comenta sobre a linguagem cinematográfica que adotou. “Muitas vezes, a protagonista teve de fazer escolhas. Quando estava diante de um personagem real, ela dava escuta àquilo e decidia o que fazer. Não podia dizer ‘corta, Lucas’. Se alguém começava a chorar, ela abraçava, dava acolhimento ou ficava em silêncio. Então, o filme foi feito dentro desse espaço de improvisação e sensibilidade.”
 
Para Bambozzi, a chegada de “Lavra” aos cinemas neste momento pode trazer novos elementos para o debate em torno da exploração mineradora em Minas Gerais.

“Espero que ele seja uma ferramenta de discussão dos problemas, em especial de como escapar do maniqueísmo”, conclui o cineasta.

“LAVRA”

(Brasil, 2021, 101min., de Lucas Bambozzi) – O documentário estreia nesta quinta (6/10), às 18h20, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, e às 18h30, no UNA Cine Belas Artes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)