(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA ESTA CANÇÃO

Confira ensaio fotográfico baseado nas músicas de 'Clube da Esquina'

Fotógrafos do 'Estado de Minas' traduzem em imagens as canções que lançaram, há 50 anos, um dos mais importantes movimentos da música brasileira


14/03/2022 04:00 - atualizado 14/03/2022 11:56

foto de Alexandre Guzanshe para um girassol da cor do seu cabelo
"UM GIRASSOL DA COR DO SEU CABELO" "O meu pensamento tem a cor do seu vestido/ Ou um girassol que tem a cor de seu cabelo" . Foto de Alexandre Guzanshe . Canção de Lô Borges e Márcio Borges (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
 
Quem abre o LP “Clube da Esquina” logo se depara com um álbum de fotografias no miolo das duas capas do disco duplo, com dezenas de imagens pequeninas retratando o mundo de Milton Nascimento, Lô Borges e seus companheiros de aventura musical naquele início dos anos 1970.

Há fotografias de parentes, amigos, artistas, crianças, mar, céu, nuvem. É forte o elemento visual das canções que falam de sol na cabeça, voo-pássaro emoldurado pela janela do quarto de dormir, pera esquecida sonhando na fruteira.

No encerramento da série especial “Nada foi como antes - 50 anos do Clube da Esquina”, fotógrafos do Estado Minas mergulham no imaginário das canções do Clube. 

foto de Leandro Couri para nuvem cigana
"Se você quiser/ eu danço com você/ no pó da estrada/ pó poeira/ ventania" . Foto de Leandro Couri . Canção de Lô Borges e Ronaldo Bastos (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)


foto de Juarez Rodrigues para paisagem na janela
"PAISAGEM DA JANELA" Conheci as torres e os cemitérios/ conheci os homens e os seus velórios/quando olhava da janela lateral/ do quarto de dormir%u201D . Foto de Juarez Rodrigues . Canção de Lô Borges e Fernando Brant (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)


foto de Leandro Couri para dos cruces
"DOS CRUCES" Estan clavadas dos cruces/ en el monte del olvido/ por dos amores que han muerto/ sin haberse comprendido%u201D . Foto de Leandro Couri . Canção de Carmelo Larrea (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)


foto de Gladyston Rodrigues para o trem azul
"TREM AZUL" Você pega o trem azul/ o sol na cabeça/ o sol pega o trem azul/ você na cabeça . Foto de Gladyston Rodrigues . Canção de Lô Borges e Ronaldo Bastos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)


foto de Gladyston Rodrigues para ao que vai nascer
"AO QUE VAI NASCER" Acabo a festa/ guardo a voz e o violão/ ou saio por aí/ raspando as cores/ para o mofo aparecer%u201D . Foto de Gladyston Rodrigues . Canção de Milton Nascimento e Fernando Brant (foto: Gladyston Rodrigues)


foto de Ramon Lisboa para me deixa em paz
"ME DEIXA EM PAZ" Evitar a dor/ é impossível/ evitar esse amor/ é muito mais/ você arruinou a minha vida/ me deixa em paz . Foto de Ramon Lisboa . Canção de Monsueto e Ayrton Amorim (foto: Ramon Lisboa)

 

Estado de Minas descobriu os meninos da capa

Durante décadas, manteve-se a lenda: Lô Borges e Milton Nascimento eram as crianças cuja foto correu o mundo na icônica capa do LP “Clube da Esquina”, lançado em 1972. Quando o álbum completou 40 anos, o Estado de Minas descobriu a verdade. Estavam ali os meninos José Antônio Rimes, o Tonho, e Antônio Rosa de Oliveira, o Cacau.

A repórter Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santos viajaram até Nova Friburgo (RJ), onde a dupla fora clicada, nos anos 1970, por Carlos da Silva Assunção Filho, o Cafi, na beira de uma estrada de terra. Eles acharam Tonho e Cacau, então com 47 e 48 anos, respectivamente.
Publicada em 18 de março de 2012, a reportagem do EM ganhou repercussão nacional e internacional, pois o disco tem fãs em vários países – entre eles, mestres do jazz e astros do pop.


Ouça todos os episódios do podcast "Nada foi como antes"

Durante quatro dias, Ana Clara e Túlio percorreram a área rural de Nova Friburgo. Antes, a jornalista havia feito contato com a rádio local, que anunciou aos ouvintes a chegada da equipe e informou aos moradores o motivo da visita.
 
Ana Clara e Túlio espalharam por lá cartazes com a fotografia da capa de “Clube da Esquina”. Conversaram com 53 pessoas. Elizabeth Fernandes Silva, a Beth, identificou os dois. “Oh, sou eu e o Cacau”, disse Rimes, quando os jornalistas lhe mostraram o LP.
 
Nem Rimes, que trabalhava no supermercado, nem Oliveira, pintor de paredes, sabiam que sua foto estampava a capa do disco famoso. Nascidos em famílias humildes de agricultores, revelaram que costumavam brincar na área do Rio Grande de Cima, local da foto de Cafi.
 
A família de Ronaldo Bastos, letrista de várias faixas do “Clube da Esquina”, tem fazenda na região. Nos anos 1970, a bordo de um Fusca, ele e Cafi viram os meninos sentados à beira da estrada. “Foi como um raio”, relembrou o fotógrafo na reportagem do EM. Para ele, a imagem de Cacau e Tonho era “a cara do Brasil”. Autor de três dezenas de capas de disco, Cafi morreu em 2019, aos 68 anos, de infarto.
 
A pedido do EM, Tonho e Cacau voltaram à estrada e repetiram a pose – a foto foi feita há exatos 10 anos, em 14 de março de 2012. Quando a história deles veio a público, a repercussão foi enorme – a redação recebeu inúmeros telefonemas, e-mails e manifestações de fãs do Brasil e do exterior.

Naquele mesmo ano, José Antônio Rimes e Antônio Rosa de Oliveira entraram na Justiça reivindicando R$ 500 mil por danos morais e uso indevido das respectivas imagens. A ação envolvia Milton Nascimento e Lô Borges, que lançaram “Clube da Esquina”, a gravadora EMI e a Editora Abril, responsável pela reedição do LP em CD.
 
A EMI (depois incorporada pela Universal) pediu a citação de Ronaldo Bastos, argumentando que ele cedera à empresa os direitos sobre o material gráfico do LP. Até hoje o processo corre no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
 
Em 2019, Milton Nascimento iniciou a turnê comemorativa dos 50 anos do disco “Clube da Esquina”. A icônica foto-símbolo da capa do álbum não fez parte da cenografia, mas sim painel com um garoto negro e outro branco segurando violões, criado pela dupla Os Gêmeos, formada pelos grafiteiros paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)