(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Hamilton de Holanda Quarteto e Chris Potter gravam show em BH

Apresentação capitaneada pelo bandolinista tendo o saxofonista norte-americano como convidado será divulgada nesta quinta-feira (9/12) no YouTube


09/12/2021 04:00 - atualizado 09/12/2021 08:04

de camisa estampada, Hamilton de Holanda bate palmas e olha para Chris Potter, de paletó, com o saxofone na mão, no palco do Feluma
Hamilton de Holanda e Chris Potter no Teatro Feluma, para gravação da série BH Instrumental. Repertório inclui composições do primeiro e releituras de canções como 'Ponta de areia', de Milton e Fernando Brant (foto: ÉLCIO PARAÍSO/DIVULGAÇÃO)

Uma plateia mínima, duas dezenas de pessoas no máximo, e a impossibilidade de bater palmas. Mas elas vieram, nos gestos sem som, ao final de cada música. No Teatro Feluma, em 21 de novembro deste ano, o Hamilton de Holanda Quarteto (Thiago Espírito Santo no baixo, Daniel Santiago na guitarra e Edu Ribeiro na bateria) se encontrava com o saxofonista norte-americano Chris Potter.

No mês passado, o time de bambas fez seis apresentações no Brasil. Somente a de Belo Horizonte foi fechada – o show, que integra o projeto Série BH Instrumental, foi gravado para ser transmitido nesta quinta-feira (9/12), no canal do YouTube da Veredas Produções. É também a apresentação que fecha a série em 2021.

Holanda e Potter se conheceram em 2019. Em decorrência da pandemia, só puderam estar juntos no palco neste ano. Para o saxofonista, foi uma novidade tocar com um bandolinista. Com 30 anos de carreira, ele nunca havia tocado com uma formação com esse instrumento, conforme afirmou em entrevista à jornalista Liliane Pelegrini, que também dirigiu a gravação do show – a entrevista com Holanda e Potter já está disponível no YouTube.

INTIMIDADE 

Na altura do encontro em BH, o grupo e seu convidado haviam feito quatro shows juntos, então estava clara a intimidade em cena. O repertório foi pautado principalmente na produção de Holanda, com algumas releituras de clássicos. 

Lançado no início deste mês, “Maxixe samba groove”, novo álbum do bandolinista, já traz uma faixa com a participação de Potter, “Afro choro”, também um dos destaques do show. Outra interpretação de forte impacto foi a de “Nasceu o amor”, do álbum “Harmonize” (2019), que Holanda gravou com seu quarteto.

As improvisações vinham a cada momento. A sintonia é tamanha que bastava um olhar de Holanda para os músicos – Edu Ribeiro sorrindo o tempo inteiro, Espírito Santo um virtuose que faz do baixo praticamente uma continuação do próprio corpo.

Houve algumas versões também, como “Ponta de areia” (Milton Nascimento/Fernando Brant), que o bandolinista havia gravado no disco “Casa de Bituca” (2017), e “Chovendo na roseira” (Tom Jobim). Finda a gravação, as palmas foram devidamente liberadas. Ainda que em pequeno número, a plateia (na qual se encontravam o violonista Juarez Moreira e o saxofonista Cléber Alves) pôde dar vazão ao entusiasmo com o que havia presenciado ali.

BH INSTRUMENTAL

Nesta quinta-feira (9/12), às 20h, será exibido show com o Hamilton de Holanda Quarteto e Chris Potter no YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)