(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Música

Caetano Veloso aborda a tecnologia em seu novo single, 'Anjos tronchos'

Faixa que prenuncia seu novo álbum de inéditas, 'Meu coco', que virá à luz com a chancela da Sony Music, chegou às plataformas nesta quinta-feira


16/09/2021 21:00 - atualizado 17/09/2021 16:05

Caetano Veloso dá início à divulgação de seu novo álbum de inéditas com single e clipe.
Caetano Veloso dá início à divulgação de seu novo álbum de inéditas com single e clipe. (foto: Fernando Young)

Caetano Veloso fala sobre tecnologia e cita Billie Eilish no single "Anjos tronchos", lançado nesta quinta-feira (16/09) nas plataformas digitais. A música dá início à divulgação do disco "Meu coco", que será lançado ainda neste segundo semestre de 2021.

 

Caetano conversou sobre o lançamento, pelo Twitter, na noite desta quinta (16/9). Com participação de Fióti, Flávia Oliveira, Monique Evelle, Nina da Hora e Sher Machado, ele transitou, balizado pelas perguntas dos participantes, por assuntos como globalização, colonização e o controle hegemônico das ferramentas tecnológicas. A esfera política, no Brasil e no mundo, esteve na pauta da conversa. Temas que estão no cerne de sua nova música.
 

Em "Anjos tronchos", que também vai ganhar clipe com lançamento programado para esta sexta-feira (17/09), às 20h, no YouTube, Caetano aborda a tecnologia e canta: "Uns anjos tronchos do Vale do Silício/ Desses que vivem no escuro em plena luz/ Disseram: vai ser virtuoso no vício/ Das telas dos azuis mais do que azuis".

 

Em nota, o cantor e compositor conta que estudou o tema para compor a letra. "É uma canção que pensei que não ia poder fazer por inteiro, por causa do meu desconhecimento da matéria, do assunto. Eu prometi a mim mesmo que se eu quisesse fazer uma coisa dessas, precisaria saber muito mais. Para saber mais, eu precisaria usar mais a internet, saber mais o que acontece nas redes sociais."

 

"Embora eu não conheça muito a questão da tecnologia e das suas consequências, eu fiz uma canção que parece mexer em questões muito maiores do que seu autor é capaz de dominar. Tem muitas canções que tiveram resultados políticos, na formação da cabeça de gerações, de áreas da sociedade, e que não foram feitas por uma pessoa que conhecesse teoricamente a complexidade daquele assunto. Eu terminei pensando: 'Deu para fazer uma canção que pode ser como uma dessas'", ele declara. 

 

Na letra, Caetano ainda cita a cantora norte-americana Billie Eilish."E enquanto nós nos perguntamos do início/ Miss Eilish faz tudo do quarto com o irmão", ele diz no verso final, em referência ao modo de produção adotado pela artista, ao lado de Finneas, seu irmão.

 

Recém-chegado de uma turnê europeia que passou por Alemanha, França, Bélgica e Portugal - e que já começou, no final de agosto, com todos os ingressos praticamente esgotados -, Caetano vem, desde a última segunda-feira (13/09), trabalhando na divulgação da nova música.

 

Ele já havia feito um post enigmático em suas redes sociais, com uma arte produzida através de inteligência artificial, e revelou, na quarta (15/9), a capa do single em uma matéria exclusiva para o portal Tech Tudo - uma ação inusitada que se justifica pelo fato de "Anjos tronchos" ser uma música que reflete sobre a tecnologia e seus impactos.

 

Capa do single 'Anjos tronchos', de Caetano Veloso.
Capa do single "Anjos tronchos", de Caetano Veloso. (foto: Divulgação)
 


Na matéria, ele já adiantava o seguinte: "Anjos Tronchos é uma canção que terminou ficando extremamente densa. Vivemos hoje mergulhados num mar de algoritmos, possibilidades diversas de redes sociais e aparatos tecnológicos que avançam muito depressa. Eu não tenho tanto domínio sobre o assunto, mas acredito que canções são capazes de obter reflexões na mente de quem as ouve".

"Anjos tronchos" traz ainda referências ao Vale do Silício, à Primavera Árabe - movimento no Oriente Médio que ganhou força graças às redes sociais - e à cantora Billie Eilish, que chamou a atenção do público ao fazer um show virtual com tecnologia de filmagem 3D, em 2020.

 

"Meu coco" é o primeiro de álbum inédito de Caetano desde "Abraçaço" (2012), e virá à luz em breve com a chancela da gravadora Sony Music, com a qual o artista assinou contrato em agosto deste ano.

 

De acordo com Mauro Ferreira, colunista do G1, "Meu coco" terá 12 faixas inéditas, entre elas "Anjos tronchos"; "Pardo", composta para o disco "Apká!" (2019), da cantora paulista Céu; "Autoacalanto", composta em homenagem ao neto Benjamin e apresentada em live que o músico realizou em dezembro de 2020; e "Noite de cristal", gravada originalmente por Maria Bethânia no disco "Maria" (1988). 

 

Ainda segundo o colunista, o álbum foi gravado com o ritmista Marcelo Costa, o percussionista Márcio Victor (líder da banda Psirico), o sanfoneiro Mestrinho e o multi-instrumentista Vinicius Cantuária.

 

Confira a letra completa de "Anjos tronchos":

 

Uns anjos tronchos do Vale do Silício

Desses que vivem no escuro em plena luz

Disseram: vai ser virtuoso no vício

Das telas dos azuis mais do que azuis.

 

Agora a minha história é um denso algoritmo

Que vende venda a vendedores reais,

Neurônios meus ganharam novo outro ritmo

E mais e mais e mais e mais e mais.

 

Primavera Árabe - e logo o horror.

Querer que o mundo acabe-se: Sombras do amor.

 

Palhaços líderes brotaram macabros

No império e nos seus vastos quintais

Ao que revêm impérios já milenares

Munidos de controles totais.

 

Anjos já mi ou bi ou trilionários

Comandam só seus mi, bi, trilhões

E nós, quando não somos otários,

Ouvimos Shoenberg, Webern, Cage, canções...

 

Ah, morena bela

Estás aqui

Sem pele, tela a tela:

Estamos aí.

 

Um post vil poderá matar

Que é que pode ser salvação?

Que nuvem, se nem espaço há

Nem tempo, nem sim nem não.

Sim: nem não.

 

Mas há poemas como jamais

Ou como algum poeta sonhou

 

Nos tempos em que havia tempos atrás

E eu vou, por que não?

Eu vou, por que não?

Eu vou.

 

Uns anjos tronchos do Vale do Silício

Tocaram fundo o minimíssimo grão

E enquanto nós nos perguntamos do início

Miss Eilish faz tudo do quarto com o irmão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)