(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Pedro Leopoldo terá exibições de cinema drive-in, de graça e no carro

Programação tem produções de diferentes gêneros, que retratam a diversidade cultural brasileira, entre eles, cinco curtas-metragens premiados


19/08/2021 19:57 - atualizado 19/08/2021 20:20

O Coletivo Noite de Cinema vai instalar um telão de 10 metros de largura e oito metros de altura será instalado no estacionamento da Marina Coisas da Roça (foto: Divulgação/Coletivo Noite de Cinema)
O Coletivo Noite de Cinema vai instalar um telão de 10 metros de largura e oito metros de altura será instalado no estacionamento da Marina Coisas da Roça (foto: Divulgação/Coletivo Noite de Cinema)
Criado na década de 1930, o cinema drive-in promete uma volta ao passado na maneira de assistir a filmes na telona. Nos dias 28 e 29 de agosto, o público poderá conferir esse formado em um estacionamento na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As sessões são gratuitas, e também dão direito à pipoca e refresco. Vão ser exibidascinco produções nacionais de curtas-metragens. Para cada uma das duas sessões serão distribuídos 40 ingressos, a partir desta segunda-feira (23/8), na Secretaria de Cultura de Pedro Leopoldo, entre 12h e 17h.
 
De acordo com o coordenador do Projeto Noite de Cinema, Oderval Jr, um telão de 10 metros de largura e oito metros de altura será instalado no estacionamento da Marina Coisas da Roça (Rua Comendador Antônio Alves, 1.213, Centro).
 
Antes da exibição de sábado, marcada para as 18h, terá a intervenção artística com viola caipira. Já o domingo terá uma apresentação de violino “Um esquenta para as pessoas chegarem e se ambientarem”.
 
Filmes premiados
 
A curadoria ficou por conta da Abduções Filmes, que selecionou 12 produções de diferentes gêneros, que retratam a diversidade cultural brasileira. Dentre eles, cinco curtas-metragens premiados e exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais chegarão ao público pedro-leopoldense.
 
 “Destaco o "4 Bilhões de Infinitos", por ser uma produção realizada em solo mineiro, sendo que já foi exibido no Festival de Curtas de Hamburgo, na Alemanha, onde teve sua estreia internacional. O filme foi ainda premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes de 2021”, conta Oderval Jr. 
 
Também serão exibidos os curtas “Moleque”- uma versão mineira da série Chaves e que já foi exibido em festivais na Espanha, Argentina e Estados Unidos; o infantil de aventura - 'O melhor Som do Mundo”; a produção do grupo carioca, Nós do Morro com o curta “Picolé; , “Pintinho e Pipa” e por último o curta que recria as canções de Adoniran Brarbosa- “Dá licença pra contar”.
 
Formação de público
 
Além de Pedro Leopoldo, outras 15 cidades da Região Metropolitana terão o seu dia de cinema com pipoca. O coordenador do Projeto Noite de Cinema acredita que o acesso gratuito contribui com a distribuição da produção cinematográfica mineira e brasileira, além de incentivar a população a exercitar o pensamento crítico acerca da arte visual.
 
“A formação de público consumidor de cultura se faz necessário nesses tempos onde foi mais que comprovado que a arte oferece lazer e conhecimento. Com isso, os filmes fogem do circuito de transmissões que encontramos no cinema comercial e em emissoras abertas”.
 
A secretária de Cultura de Esporte, Lazer, Juventude e Turismo de Pedro Leopoldo, Patrícia Perdigão, ressalta que a população já estava ansiosa para sair de casa com segurança por causa dos riscos da COVID-19 e por isso, a prefeitura optou em fazer o evento dentro dos carros.
 
“Pensamos em uma forma de dar acesso à população ao lazer e à cultura com segurança e, por isso, abraçamos a ideia porque acreditamos que a arte salva e estimula o conhecimento”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)