(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRIME BOX

Série documental mostra impacto da ditadura militar na cultura do Brasil

'O silêncio que canta por liberdade' aborda ditadura brasileira sob ponto de vista cultural e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano


02/03/2021 09:38 - atualizado 02/03/2021 09:41

(foto: Victor Carvalho/Divulgação)
No segundo semestre deste ano, o Prime Box Brazil, canal da tevê por assinatura , lança a série documental O silêncio que canta por liberdade, dirigida por Úrsula Corona, com idealização conjunta com o produtor musical Omar Marzagão, filho do criador do Festival Internacional da Canção Popular. A série aborda a ditadura brasileira sob o ponto de vista cultural. Em oito episódios , a dupla compartilha depoimentos de artistas que viveram a censura no Nordeste, numa narrativa para além da já conhecida pelos relatos no Sul e Sudeste.

“A gente sempre tem um cuidado de tentar que as próximas gerações entendam o nosso legado por meio da cultura”, explica Úrsula. A partir dessa premissa, ela começou a se questionar sobre o impacto da ditadura nos estados nordestinos. Dessa investigação nasceu a série documental, que narra o período de domínio militar pela resistência dos artistas que tiveram obras censuradas e foram perseguidos. Participam nomes como José Carlos Capinan, Gilberto Gil, Gal Costa, Políbio Alves, Gerônimo, Vovô do Ilê, Cacá Diegues e Moraes Moreira, provavelmente em uma das últimas entrevistas do artista antes de morrer no ano passado.

A produção ainda desemboca na influência desse período numa geração posterior, com falas de Camila Amado, Chico César e Otto. “É um resgate do legado da história cultural do Brasil, que é uma coisa muito importante para as novas gerações conhecerem, principalmente os artistas do Nordeste que não tiveram relatos de grande conhecimento nacional. O que não tira o valor deles nem o legado”, acrescenta. O canal Prime Box Brazil ainda definirá a data específica de lançamento de O silêncio que canta por liberdade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)