(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEATRO

Websérie mostra como no teatro infantil a plateia é um espetáculo

'Aconteceu naquela peça' revisita momentos emocionantes de montagens para crianças e está disponível no YouTube do Pecinha é a Vovozinha


23/02/2021 04:00 - atualizado 23/02/2021 07:12

Websérie 'Aconteceu naquela peça' revisita momentos emocionantes de espetáculos infantis. Montagem de
Websérie 'Aconteceu naquela peça' revisita momentos emocionantes de espetáculos infantis. Montagem de "Dom Quixote" pela Companhia Um de Teatro é tema do primeiro episódio (foto: divulgação)
Dramaturgo premiado, com textos encenados pelo Brasil, o jornalista Dib Carneiro Neto dedicou grande parte da sua trajetória a acompanhar e incentivar o teatro infantil. Tornou-se, assim, um nome de destaque em uma área que atrai ainda pouca atenção. Atento ao que está sendo pensado e produzido para as crianças, ele lançou a websérie “Aconteceu naquela peça”, no canal do YouTube e nas páginas do Facebook e Instagram do portal Pecinha É a Vovozinha!

Em um total de oito episódios curtos, sendo um novo às terças e sextas, até 13 de abril, o crítico acompanha o vídeo de seus convidados, que revelam fatos e casos curiosos, divertidos e emocionantes, relacionados ao fazer teatral para crianças. 

Entre as memórias relatadas, não falta a reação do exigente público infantil em cada apresentação. Quem já encarou uma sessão de alguma peça com sala repleta de crianças sabe muito bem como os pequenos reagem, mesmo antes do início do espetáculo. Barulho é o que não falta. "A espontaneidade das crianças na plateia acaba virando uma atração a mais para quem frequenta teatro infantil", comenta Dib Carneiro Neto. 

O crítico e apresentador do programa conta que artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto (esta última, sua terra natal), serão os primeiros a dar seus depoimentos. 

"A adesão foi imediata", diz ele. "Nesses meses todos de isolamento social, os artistas se voltaram muito para o passado, suas trajetórias, refletindo sobre o ‘até aqui’. Então, a ideia de fazê-los se lembrar de algo emocionante e divertido, ocorrido numa peça, caiu como uma luva para eles neste período de introspecção e reflexão."

No primeiro episódio, o diretor e encenador Rodrigo Audi recorda curiosidades do espetáculo “Dom Quixote”, de 2019, encenado pela Cia. Um de Teatro, de São Paulo. 

Assista ao primeiro episódio:

IMPACTO

Ele revela, por exemplo, como uma cena mexeu positivamente com um garoto da plateia em uma sessão especial para ONGs. 

Antes de cada uma das atrações, Dib apresenta o convidado, dando alguns detalhes sobre a trajetória do artista e exibindo trecho do espetáculo para que o público saiba exatamente do que estão falando. "No final da apresentação, um desses jovens, que também usa muleta, estava feliz da vida e disse que, a partir daquele momento, ela (a muleta) também se tornaria um cavalo que o levaria para onde ele quisesse", conta Audi, em seu depoimento. 

Criador do portal de notícias sobre teatro infantil Pecinha É a Vovozinha!, Dib Carneiro também tem muitas histórias para contar. Ele gosta de dizer que é, até hoje, um tipo de crítico que se emociona com as crianças nas plateias. 

"Observo muito não só o que ocorre no palco, claro, mas também o que se passa entre pais e filhos nas poltronas, reações sempre afetuosas e muito inesperadas", diz. "É como se eu estivesse frequentando o teatro pela primeira vez. Sou desse tipo."

Com o retorno bem-sucedido do meio artístico para participar do programa, o crítico já pensa em uma próxima temporada. Como também é escritor, ele tem em mente colocar essa experiência em um livro ou em um capítulo de uma obra sobre a história do teatro para crianças no Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)