(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Uai, Indica Essa

Vídeo: conheça três podcasts narrativos para se surpreender

Confira produções brasileiras e estrangeiras que vão ensinar, fazer refletir e rir com alta qualidade de roteiro e áudio.


08/01/2021 20:00 - atualizado 11/01/2021 16:30

Os podcasts já se tornaram um formato bem conhecido de contar histórias e, por isso, o “Uai, Indica Essa” desta semana traz alguns exemplos de produções brasileiras e estrangeiras com o poder de emocionar, instigar e fazer imaginar. Nesta lista confira três exemplos de histórias reais que dão vontade de maratonar. No vídeo abaixo incluímos outros exemplos de produções premiadas para ampliar essa lista e deixamos trechos para você ter uma prévia dos conteúdos.

Para mais vídeos como este, clique aqui

1 - Rádio Ambulante
A primeira indicação é um podcast em espanhol para quem se interessa por histórias feitas aqui na América Latina. O Rádio Ambulante quer celebrar a diversidade e a complexidade da nossa região. E, por isso, ganhou em 2014 o prêmio Gabriel García Márquez na categoria Inovação. O podcast já está na 10ª temporada e aceita inclusive propostas de pautas para serem abordadas no podcast vindas dos ouvintes. As histórias são simples, mas tem o poder de encantar, informar e emocionar. 


2 - Vidas Negras
Vidas Negras é um podcast original da Spotify, produzido pela Rádio Novelo, a mesma de Praia dos Ossos, e relaciona o passado e o presente de uma forma surpreendente. O podcast tem apresentação do jornalista Tiago Rogero, que analisa e liga nos episódios a história e as obras de personalidades negras essenciais para entender a formação da identidade brasileira.

Tem episódios sobre feminismo, dramaturgia, história e até mesmo a curiosidade que dá origem à ciência, isso tudo com a presença de estudiosos atuais, como a filósofa Sueli Carneiro, a doutora em física Sonia Guimarães e a jornalista Anielle Franco.


3 - Serial
Os podcasts em língua inglesa se tornaram porta de entrada para muitas pessoas no mundo da narração em áudio. Um dos mais antigos e conhecidos é Serial, que na primeira temporada (2014) falou sobre o caso de Adnan Syed, um garoto mulçumano que foi acusado de matar a ex-namorada em Baltimore. A jornalista Sarah Koenig conversa com ele, conhecidos e amigos de Hae Min Lee para tentar entender o que ocorreu.

Os episódios, em ritmo de série, tentam recontar a história do relacionamento ao término e dá vontade de maratonar. Em 2016, o caso foi reaberto por um juiz de Baltimore, mas em 2019 o tribunal de Maryland renunciou a decisão de dar um novo julgamento a Adnan Syed. O podcast teve tanta relevância na época, que em 2019 o HBO lançou a série documental “The case against Adnan Syed”, que reexamina os eventos do desaparecimento e assassinato da estudante Hae Min Lee em 1999.


(*) Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)