(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira os 79 curtas que estão na Mostra de Cinema de Tiradentes

Entre os títulos selecionados de 19 estados brasileiros, está O jardim fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias. Festival acontece em janeiro, em formato on-line


30/12/2020 04:00

(foto: Ivan Rodrigues/DIVULGAÇ ÃO)
(foto: Ivan Rodrigues/DIVULGAÇ ÃO)

MOSTRA DE TIRADENTES
79 CURTAS SELECIONADOS

Foram divulgados os 79 curtas-metragens que serão exibidos na 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro, de forma on-line e com apenas algumas ações presenciais na cidade histórica mineira. Os títulos selecionados abrangem 19 estados brasileiros. Minas Gerais e São Paulo tiveram o maior número de escolhidos (16 cada), entre eles, O jardim fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias (SP). A ficha técnica de todas as produções selecionadas podem ser vistas no site mostratiradentes.com.br. Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva foram os responsáveis pela curadoria dividida entre as categorias Foco, Panorama, Foco Minas, Temática, Praça, Formação, Jovem e Mostrinha.

BABILAK BAH
SONS E POEMA
(foto: Netun Lima/DIVULGAÇÃO)
(foto: Netun Lima/DIVULGAÇÃO)

Nesta quarta (30), a Companhia Movimente, Babilak Bah e MC Pablo marcam presença no projeto #MemorialValeEmCasa. A programação começa às 11h, com exibição do documentário Dança inclusiva, da Movimente. Liderada por Cláudia Nunes, de Uberlândia, a apresentação mostra como é o ensino de dança para pessoas com deficiência. Às 19h30, o artista afro-brasileiro Babilak Bah apresentará Performance percussiva: sons e poemas. Babilak mora em BH há cerca de 30 anos e dedica sua carreira à pesquisa e à experimentação das tradições culturais marcadas pela estética negra. Para encerrar a programação, às 20h, MC Pablo participa do projeto Diversidade Periférica. As transmissões são feitas no YouTube e site do Memorial Vale.

REVISTA ESPECIAL
110 ANOS DA AML
(foto: Diego Nagem/divulgação)
(foto: Diego Nagem/divulgação)

Para celebrar os 110 anos de fundação da Academia Mineira de Letras (AML), foi lançada edição especial de sua revista, criada em 1922. Contento um dossiê composto por 60 textos, a publicação apresenta ensaios sobre Afonso Arinos de Melo Franco, Alphonsus de Guimaraens, Antenor Pimenta, Belmiro Braga, Benito Barreto, Fábio Lucas, Maria José de Queiroz, Milton Campos, 
Olavo Romano e Rui Mourão, entre outros. A capa da revista foi feita pelo artista Carlos Bracher, um dos membros da Academia. Dividida em cinco seções, a obra agora também conta com  versão eletrônica, que está disponível gratuitamente no site da AML (academiamineiradeletras.org.br/revistas/).

AFRO ANGOLA JANGA
LIVRO CELEBRA 5 ANOS
(foto: Mayara Laila/DIVULGAÇÃO)
(foto: Mayara Laila/DIVULGAÇÃO)

O bloco de carnaval de BH Afro Angola Janga celebrando o aniversário de 5 anos com o livro Agbara do Angola Janga: Memória, cultura e educação, que está previsto para ser lançado em janeiro, pela Crivo Editorial. A obra, escrita por Nayara Garófalo, fundadora do bloco, aborda questões referentes à temática étnico-racial, além de celebrar a trajetória e os desfiles realizados pelo grupo. A publicação, que também apresenta orientações pedagógicas sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, será acompanhado por um CD, com 10 faixas autorais criadas por membros do bloco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)