Publicidade

Estado de Minas ANTENA

Nove filmes celebram a trajetória de Godard

Acossado está na seleção especial que comemora 90 anos de Jean- Luc Godard e 60 da Nouvelle Vague


25/11/2020 04:00

(foto: Silver Screen/divulgaÇÃO)
(foto: Silver Screen/divulgaÇÃO)

O lançamento de Acossado, em 1960, primeiro filme de Jean-Luc Godard com roteiro assinado por François Truffaut, marcou o início do movimento artístico do cinema francês Nouvelle Vague, que completa seis décadas em 2020, ano em que o cineasta celebra 90 anos de vida. Em tributo a Godard, nove filmes que marcaram a trajetória do diretor, que recebeu Oscar honorário por sua contribuição à indústria cinematográfica, estão em cartaz no streaming do Telecine.

• • •

Uma mulher é uma mulher, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, e O bando à parte têm Anna Karina no elenco, atriz com quem Godard foi casado e protagonizou sete filmes do diretor. Já com Isabelle Huppert, o cineasta  trabalhou em Salve-se quem puder (A vida) e Paixão, ambos indicados à Palma de Ouro no Festival de Cannes. No longa A chinesa (foto), Godard adaptou o livro Os demônios (1872), de Fiódor Dostoiévski. Em 1967, lançou a comédia Week-end à francesa, com Mireille Darc, Jean Yanne e Jean-Pierre Kalfon. Uma mulher casada, Tudo vai bem e Eu vos saúdo, Maria completam a seleção.

NOTURNOS
CONTO DE TERROR

O sexto e último episódio da série Noturnos vai ao ar nesta quarta-feira (25), às 22h, no Canal Brasil. Inspirada na obra de Vinicius de Moraes, a produção mostra atores que ficam presos em um teatro por causa de uma tempestade. Eles contam experiências que fazem referência a vários subgêneros dentro do terror. Desta vez, Joana narra sua história, mas acaba delirando. O local se torna um espaço de pesadelo, invadido pela água

(foto: Canal Brasil/Divulgacao)
(foto: Canal Brasil/Divulgacao)

FERNANDA MONTENEGRO
ELOGIO DE GLENN CLOSE

A atriz Glenn Close afirmou que Fernanda Montenegro deveria ter levado o Oscar de melhor atriz, em 1999, por sua atuação em Central do Brasil (foto). Ela falou sobre a premiação ontem, em uma entrevista à emissora norte-americana ABC. "Eu lembro do ano em que a Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de Central do Brasil. Pensei: 'o quê?, não faz sentido’", comentou Glenn. Ela ainda disse que associa vitórias em premiações a fatores como publicidade e dinheiro investido nas campanhas pelo sucesso. Gwyneth Paltrow ganhou o Oscar de melhor atriz pela sua atuação em Shakespeare apaixonado. À época, ela derrotou, além da brasileira, as atrizes Meryl Streep, Emily Watson e Kate Blanchett. A fala de Glenn Close sobre a premiação se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, com diversos usuários concordando ela.

(foto: Animal Planet/DIVULGAÇÃO)
(foto: Animal Planet/DIVULGAÇÃO)

PEQUENOS GIGANTES
NA NATUREZA

Novos episódios de Pequenos gigantes da natureza (foto) passam a ser exibidos a partir desta quarta-feira (25), às 22h15, no Animal Planet. A série, que adentra o mundo fascinante dos animais pequeninos, revela as peculiaridades desses seres e mostra em detalhes as características fisiológicas que eles desenvolveram, pois mais parecem armas alienígenas. Apresentados pelo autor de livros sobre vida selvagem Bradley Trevor Greive, os episódios inéditos trazem imagens captadas com a ajuda de tecnologia de ponta, registros das habilidades especiais de animais diminutos que dominam o planeta bem debaixo de nossos olhos. São insetos, répteis, anfíbios e até mamíferos que prosperam nos mais diversos habitats, da aridez dos desertos às selvas úmidas.

VIOLÊNCIA
MULHERES

O Investigação Discovery planejou programação especial no Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. Vidas destruídas e Emboscada serão exibidos respectivamente nesta quarta (25) e quinta-feira (26), sempre às 22h. As produções recapitulam casos reais de mulheres que tiveram a vida ceifada por criminosos.

(foto: LIFETIME/DIVULGAÇÃO)
(foto: LIFETIME/DIVULGAÇÃO)

LORENA BOBBITT
A MULHER QUE CASTROU O MARIDO

Lorena Bobbitt: A mulher que castrou o marido (foto) estreia nesta quarta-feira (25), no Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, às 20h50, no Lifetime. Com produção-executiva da própria Lorena, o filme narra a dramática história de uma jovem que viveu quatro anos de um casamento abusivo e violento. Lorena Bobbitt se tornou nome comum nos noticiários de todo o mundo quando, depois de anos de abuso por parte de seu marido John, cortou o pênis dele com uma faca, em junho de 1993. “Estava totalmente destruída. Emocionalmente, psicologicamente, totalmente traumatizada”, conta a imigrante equatoriana, que, aos 19 anos e recém-chegada aos Estados Unidos, conheceu John. Agora, 27 anos depois, ela revela sua trajetória de abusos: “Minha história é muito importante porque tem uma voz forte. O meu objetivo de  é ajudar a outras vítimas.”

EM UM MUNDO INTERIOR
AUTISMO

Em um mundo interior acompanha o dia a dia de crianças com transtornos do espectro autista (TEA) de diferentes classes sociais e regiões do país. O documentário propõe uma experiência sensorial e cognitiva para compreender como elas lidam com a vida. Pela vivência de sete famílias, o filme, que vai ao ar nesta quarta (25), às 22h30, na TV Brasil,  retrata a complexidade e a diversidade do espectro, que vai do autismo clássico ao de alto rendimento. Também debate a dificuldade para se encontrar profissionais especializados e mostra que o desenvolvimento das crianças não é uma questão exclusivamente genética, mas varia de acordo com as oportunidades que elas recebem.

LIVE DO DIA
(foto: UBC/DIVULGAÇÃO)
(foto: UBC/DIVULGAÇÃO)

BEMTI

O cantor Bemti (foto) é entrevistado pelo escritor e músico Manno Góes nesta quarta-feira (25), às 16h, na live da  Janela UBC, com transmissão pelo www.instagram.com/ubcmusica/. O artista mineiro iniciou sua carreira em 2018, quando lançou o álbum Era dois, que conta com participação de Johnny Hooker, Tuyo e Natália Noronha, da banda Plutão Já Foi Planeta. O projeto integrou diversas listas de melhores de fim de ano, como a da revista Rolling Stone Brasil. O artista está produzindo seu segundo álbum, que tem parcerias com Tiê, Jaloo, Pedro Altério (do grupo 5 a Seco) e Luis Calil (da banda Cambriana).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade