(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

'Minha vida de menina' em análise

Livro é tema de palestra na Academia Mineira de Letras


18/11/2020 04:00

A escritora Helena Morley (1880-1970), que narrou sua infância em Diamantina no livro(foto: Divulgação)
A escritora Helena Morley (1880-1970), que narrou sua infância em Diamantina no livro (foto: Divulgação)

O professor Antônio Sérgio Bueno gravou em vídeo a palestra “Memórias libertárias em Minha vida de menina”, para a Academia Mineira de Letras, que a divulgará nesta quinta (19), a partir das 11h, em seu canal no YouTube. O professor analisa o livro de Helena Morley (1880-1970), que traça um potente retrato da sociedade em Diamantina, no século 19, por meio das memórias de uma garota que viveu nesse período. “Comentaremos as ‘entradas’ de Helena que nos parecem mais relevantes e que funcionam como uma planta-baixa da estrutura que sustenta a narrativa. Nossa abordagem privilegiará tanto aspectos literários quanto históricos da narrativa”, disse o professor, em texto de divulgação da palestra. Mestre em literatura brasileira e doutor em literatura comparada pela UFMG, Bueno se aposentou da docência na universidade. A obra de Morley foi também analisada por Roberto Schwarz em Duas meninas (Companhia das Letras), no qual ele dedica um ensaio a Minha vida de menina e outro à personagem Capitu, de Dom Casmurro, de Machado de Assis. O livro também ganhou uma adaptação para o cinema com Vida de menina (2004), de Helena Solberg.

(foto: Jorge Mariano/divulgação)
(foto: Jorge Mariano/divulgação)

MARCELINO RAMOS
Causos mineiros

O ator e diretor Marcelino Luciano Ramos (foto) apresenta o espetáculo Causos de brasêro, nesta quarta-feira (18), às 18h30, com transmissão via Facebook e Instagram do Memorial Vale. Ramos conta histórias que fazem parte do “imaginário mineiro”, entre casos de assombração e de valentia da gente do interior. Formado em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o artista já levou seu “brasêro” a 60 cidades do país.

ARUANDA
Dança indígena

Até quinta-feira (19), o Grupo Folclórico Aruanda promove a oficina Danças de Matriz Indígena, projeto virtual gratuito que abordará três modalidades: dança dos caboclos (RN), caboclinhas de Alagoas (AL) e caiapó (MG). As aulas estarão a cargo de Marina Araújo e não se exige experiência prévia. O horário vai das 20h às 21h, no Google Meet. Inscrições: https://forms.gle/PbnRLxPW7adG9TAm6.

FESTIVAL
Cinema e transcendência

Com filmes que valorizam a subjetividade, o 7º Festival Internacional Cinema & Transcendência, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, vai exibir nesta quarta-feira (18), às 21h, o musical What about me, do diretor Jamie Catto. Na quinta-feira (19), no mesmo horário, será a vez de Finding Joe, longa de Patrick Takaya Salomon inspirado nas ideias de Joseph Campbell, especialista em mitologia. Transmissão gratuita em www.festivalcinemaetranscendencia.com.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)