(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Documentário sobre Dorival Caymmi une poesia e religiosidade

Dorivando saravá, o preto que virou mar estreia nesta segunda e revela como o baiano pode se transformar no verbo "dorivar"


16/11/2020 04:00

(foto: Canal Curta!/DIVULGAÇÃO)
(foto: Canal Curta!/DIVULGAÇÃO)

A obra de Dorival Caymmi, um dos cantores e compositores mais icônicos do país, se confunde com uma maneira muito própria de viver. O documentário Dorivando saravá, o preto que virou mar (foto), de Henrique Dantas, estreia nesta segunda-feira (16), às 22h20, no Curta!. O filme pretende contemplar sua forma de existir e de pensar, como se o baiano pudesse se transformar em um verbo: “dorivar”. Caymmi, falecido em 2008, foi o primeiro a cantar os orixás do candomblé na música popular brasileira. O artista transportou para a música e para a pintura — outro de seus talentos — sua religiosidade, os misticismos de um povo e toda uma poética fortemente ligada à praia. O longa conta com imagens de arquivo em que o próprio músico fala de suas percepções e filosofias de vida, além de depoimentos de Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira e Adriana Calcanhotto, entre outros que foram parceiros do compositor ou que regravaram suas canções.

HIS DARK MATERIALS
SEGUNDA TEMPORADA

A segunda temporada de His dark materials estreia nesta segunda-feira (16), às 23h, na HBO. A trama começa com Lyra, arrasada pela morte do seu melhor amigo, viajando para uma misteriosa cidade abandonada. Lá, ela conhece Will, que também está fugindo de um passado conturbado. Juntos, eles entendem que devem promover o reencontro de Will com o pai, mas enfrentam uma série de ameaças enquanto uma guerra começa a se formar em torno deles.

JENNIE GARTH
REFORMA EM CASA

Jennie Garth atingiu o sucesso no início da década de 1990, ao viver a personagem Kelly Taylor na série Beverly Hills 90210. Foram muitos papeis até 2014, quando ela decidiu deixar os estúdios e iniciar uma transição de carreira para seguir sua paixão por design de interiores. A partir desta segunda-feira (16), às 21h15, o HGTV acompanha Jennie na reforma de sua casa, que ela divide com seus três filhos. Em 10 episódios, A casa de Jennie Garth segue de perto todas as etapas da empreitada.

JOSÉ LEWGOY
ESPECIAL 100 ANOS

(foto: CANAL BRASIL/DIVULGAÇÃO)
(foto: CANAL BRASIL/DIVULGAÇÃO)

Em homenagem ao centenário de José Lewgoy, um dos maiores nomes do cinema e da teledramaturgia brasileira, o Canal Brasil exibe a partir desta segunda (16), sempre às 16h, programação especial em homenagem ao ator, que completaria 100 anos hoje. O tributo a Lewgoy, que era um dos maiores símbolos das chanchadas da Atlântida e interpretou mais de 100 papéis, entre filmes e novelas, começa com a exibição de Eu, eu, eu José Lewgoy. Nesta terça (17), o tributo continua com Terra em transe (foto), seguido por Roberto Carlos em ritmo de aventura (quarta,18) e O Ibraim do subúrbio (quinta,19).

PAULA TOLLER
DUETO COM O FILHO

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)

Paula Toller, pela primeira vez com a participação de seu filho Gabriel (foto), lança o single Eu amo brilhar. A cantora e compositora, que aproveitou este momento de isolamento para produzir, apresentou a música em comemoração aos seus 38 anos de carreira. A canção, além do dueto com o filho, é uma parceria com o guitarrista Gustavo Camardella e conta com a produção de Liminha. Ouça em https://backl.ink/143288858.

FICÇÃO AMBIENTAL
ALICE BRAGA

É de Alice Braga a voz da introdução do Toninhas: A extinção do golfinho invisível. É a atriz quem faz a abertura do inédito podcast e alerta para o risco de desaparecimento da espécie, que vive no planeta há mais de um milhão de anos. Alice alerta que há quatro décadas a população das toninhas vem diminuindo de forma significativa. O programa de ficção ambiental tem Camila Márdila como Bárbara, a personagem principal, e conta ainda com Nelson Baskerville e Luisa Micheletti no elenco. A iniciativa, do projeto Conservação das Toninhas, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), visa dar visibilidade ao golfinho mais ameaçado de extinção do país. Novos episódios vão ao ar semanalmente em todas as plataformas digitais (https://anchor.fm/toninhas).

PITTY
NA TELA

(foto: Otávio de Sousa/divulgação)
(foto: Otávio de Sousa/divulgação)

Na tela é o novo single da cantora e compositora Pitty (foto) que está disponível em todos os aplicativos de música. O videoclipe da canção também já pode ser visto no canal da artista no YouTube. A nova canção surgiu no começo da quarentena, quando computadores e celulares ganharam papéis fundamentais na vida das pessoas.

LIVE DO DIA

INDIRA NASCIMENTO

(foto: LIKE/DIVULGAÇÃO)
(foto: LIKE/DIVULGAÇÃO)

Indira Nascimento (foto) comanda o Instagram do Like (@canallikeoficial) com dicas de produções que exaltam os profissionais negros do audiovisual. A nova apresentadora do canal preparou uma seleção especial de conteúdos brasileiros para a semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. Desta segunda (16) até sexta-feira (20),  ela dará sugestões de produções brasileiras que reforçam a importância da data e do debate de igualdade racial.  Ficção, documentário e série estarão entre as dicas.

CONEXÃO JUVENTUDES
EDITAL

O Edital Conexão Juventudes, que irá selecionar seis projetos audiovisuais de minidocumentários que retratem a pluralidade dos jovens brasileiros e o ensino médio como espaço de desenvolvimento desses jovens, está com inscrições abertas até 20 de dezembro. Cada projeto selecionado receberá apoio técnico e financeiro no valor de R$ 130 mil. A iniciativa é do  Instituto Unibanco, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e com o apoio da Brasil Audiovisual Independente (Bravi). Podem participar da seleção produtoras audiovisuais independentes dos seis estados parceiros do programa Jovem de Futuro: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Os documentários devem ser inéditos, com duração de 26 minutos cada e captados em HD. Regulamento e informações em www.conexaojuventudes.org.br.

THRILLER POLÍTICO
CONDOR 

(foto: FOX Premium 2/DIVULGAÇÃO)
(foto: FOX Premium 2/DIVULGAÇÃO)

Estreia nesta segunda (16), às 22h15, no FOX Premium 2, a segunda temporada da série Condor, inspirada no thriller político Three days of the Condor, de Sidney Pollack (1975). A produção conta a história do agente da CIA Joe Turner (Max Irons). O protagonista faz uma descoberta que leva todos os seus colegas de trabalho à morte e, como único sobrevivente, se vê forçado a fugir. Sob pressão de vida ou morte, Turner vai redefinir quem ele é e o que é capaz de fazer para descobrir quem está por trás dessa conspiração. Seu objetivo é evitar que a descoberta mortal que fez ameace a vida de milhões de pessoas.  A nova safra conta com 10 episódios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)