(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NA TELONA

Conheça sete filmes que reúnem as damas do cinema norte-americano

Shirley Maclaine, Julie Andrews, Jane Fonda e Sally Field são atrizes que se consagraram há mais de cinco décadas e continuam na ativa


11/11/2020 04:00 - atualizado 11/11/2020 08:53

DAMAS DO CINEMA
SELEÇÃO

Jane Fonda(foto: Paramount Pictures/Divulgação)
Jane Fonda (foto: Paramount Pictures/Divulgação)

Shirley MacLaine, Julie Andrews, Jane Fonda e Sally Field, veteranas de Hollywood,  são atrizes que se consagraram há mais de cinco décadas e continuam na ativa, seja em produções cinematográficas ou para a televisão. Com carreiras que atravessaram gerações, as estrelas contracenaram com lendas das telas, colaboraram com grandes diretores e tiveram seus trabalhos reconhecidos nos mais importantes prêmios do cinema.  Aos 86 anos, Shirley MacLaine tem 65 de carreira. Seu primeiro papel no cinema foi em O terceiro tiro, comédia dirigida por Alfred Hitchcock. Em 1961, ela venceu o Globo de Ouro de Melhor atriz em comédia ou musical por sua atuação em Se meu apartamento falasse, filme de Billy Wilder no qual contracenou com Jack Lemmon. A britânica Julie Andrews, de 85, ganhou um Oscar de melhor atriz, que marcou sua estreia no cinema com o musical Mary Poppins, e cinco Globos de Ouro.

>>>

Filha do astro do cinema Henry Fonda, Jane Fonda coleciona prêmios. A atriz começou a carreira nos anos 1960, quando interpretou a personagem dos quadrinhos Barbarella, que ganhou versão cinematográfica do diretor francês Roger Vadim, na época seu marido. Jane Fonda trabalhou com Sidney Lumet, Alan J. Pakula e Jean-Luc Godard. Sally Field, de 74, começou a carreira na televisão, mas conquistou espaço no cinema. Seu primeiro Oscar foi em 1980, quando viveu a líder sindical Crystal Lee Sutton no drama biográfico Norma Rae. Ela também recebeu o Globo de Ouro de Melhor atriz e o prêmio do Festival de Cannes pelo papel.

>>>

Todos os sete filmes estão disponíveis no streaming do Telecine. São eles: O terceiro tiro (direção de Alfred Hitchcock, com Edmund Gwenn, John Forsythe e Shirley MacLaine); Se meu apartamento falasse (direção de Billy Wilder, com Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Fred MacMurray); Cortina rasgada (direção de Alfred Hitchcock, com Julie Andrews, Paul Newman e Lila Kedrova); Lili, minha adorável espiã (direção de Blake Edwards, com Julie Andrews, Rock Hudson e Jeremy Kemp); Barbarella (direção de Roger Vadim, com Jane Fonda, John Phillip Law e Anita Pallenberg); Tudo vai bem (direção de Jean-Luc Godard, com Jane Fonda, Yves Montand e Vittorio Caprioli); e  Norma Rae (direção de Martin Ritt, com Sally Field,
Beau Bridges e Ron Leibman).

ASSASSINOS EM SÉRIE
ESPECIAL

Nesta quarta-feira (11) e na sexta-feira (13), às 22h, o Investigação Discovery (ID) reconstitui a apuração de crimes cometidos por homicidas em série com as estreias de O assassino do Rio Green e A mente de um monstro: Robert Hansen, o caçador, respectivamente. As produções têm acesso exclusivo a registros das confissões dos dois homens que levavam vidas duplas, como pais de família e assassinos de mulheres.

PRÊMIO MULTISHOW
NESTA QUARTA-FEIRA

Iza(foto: Pedrita/divulgação)
Iza (foto: Pedrita/divulgação)

O 27º Prêmio Multishow  ganhará formato inédito e contará com performances musicais espalhadas em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Minas Gerais. A premiação musical, que vai ocorrer nesta quarta-feira (11), revelará os vencedores em 16 categorias, em cerimônia que será comandada pelo trio Paulo Gustavo, Iza e Tatá Werneck. A transmissão começa às 21h, com pré-show, e, a partir das 22h30, segue com a cerimônia de premiação.

PAIXÃO DOENTIA
NOTURNOS

A série Noturnos adapta poemas e contos de Vinicius de Moraes (1913-1980) para um gênero surpreendente: o terror. No episódio desta
quarta (11), às 22h, no Canal Brasil,  baseado nos textos Conto carioca e Conto rápido, é a vez de Moema e Lauro narrarem algo mais animado. A história deles, que se passa em uma praia, começa com uma sedução tranquila, mas que logo revela um lado doentio.

PANTANAL
LIVRO DE FOTOS

O lançamento do livro Pantanal (Edições Sesc São Paulo), do fotógrafo João Farkas, será nesta quarta (11), às 16h, no YouTube do Sesc São Paulo. A obra, resultante de 10  viagens realizadas por Farkas durante cinco anos à região, mescla imagens panorâmicas da flora e da fauna e retratos de pantaneiros. O bioma surge em fotografias que revelam as ameaças que sofre e sua beleza, que resiste. Além do fotógrafo, participa do debate Rubens Fernandes Júnior, pesquisador e curador de fotografia, com mediação de Ana Carolina Ralston, curadora de arte e jornalista. Apresentação de Eder Martins, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

COUNCIL OF DADS
ESTREIA

Council of Dads %u2013 Lembranças do meu pai(foto: FOX Premium 1/DIVULGAÇÃO)
Council of Dads %u2013 Lembranças do meu pai (foto: FOX Premium 1/DIVULGAÇÃO)

A série Council of Dads – Lembranças do meu pai, drama baseado no livro homônimo de Bruce Feiler, estreia nesta quarta-feira (11), às 22h15, no Fox Premium 1. A produção, escrita e produzida por Tony Phelan e Joan Rater (Grey’s anatomy), traz uma história peculiar que, ao longo de 10 episódios de uma hora cada, oferece diferentes pontos de vista sobre situações cotidianas. O drama é contado a partir do drama de Scott Perry (Tom Everett Scott, The wonders), homem casado e pai de cinco filhos, que recebe a notícia devastadora de uma doença rara que ameaça não só sua vida, como também o futuro de sua família.

BRASIL VISTO DE CIMA
MACAPÁ

Macapá(foto: TV BRASIL/DIVULGAÇÃO)
Macapá (foto: TV BRASIL/DIVULGAÇÃO)

O Brasil visto de cima desta quarta  (11), às 20h, na TV Brasil, revela as belezas de Macapá por meio de imagens aéreas. Com
21 minutos, o programa é narrado pelo ator Caio Blat. Única capital brasileira atravessada pela linha do Equador, a cidade é também conhecida como “Capital do Meio do Mundo.” O famoso Monumento do Marco Zero, registrado pelas lentes do programa, delimita os dois hemisférios do planeta. Em março e setembro, o espaço possibilita a observação do equinócio, fenômeno natural em que a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)