(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tributo aos 110 anos de Rachel de Queiroz

Especial resgata entrevistas históricas da romancista cearense, primeira mulher a ocupar um cadeira na ABL


07/11/2020 04:00

(foto: TV Brasil/ACERVO)
(foto: TV Brasil/ACERVO)

RACHEL DE QUEIROZ
TRIBUTO AOS 110 ANOS

A escritora Rachel de Queiroz (foto) será homenageada no programa Recordar é TV, exibido neste sábado (7), às 21h,  na TV Brasil, que resgata entrevistas históricas da romancista. A autora cearense nasceu em 17 de novembro de 1910. Jornalista, cronista, tradutora e contista, ela escreveu clássicos como O quinze (1930), As três Marias (1939) e Memorial de Maria Moura (1992). Também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), em 4 de novembro de 1977. Rachel faleceu em 2003, aos 92 anos, no Rio de Janeiro, devido a problemas cardíacos.

>>>

O primeiro bloco da homenagem mostra a reportagem conduzida pelo jornalista Araken Távora na casa da escritora, em 1978, em Os mágicos. Já a segunda parte do Recordar é TV exibe trechos de entrevista feita pela jornalista Hildegard Angel no programa As pessoas, em 1989. São revelados aspectos da vida pessoal e da carreira da autora, natural de Fortaleza. Rachel de Queiroz fala ainda sobre suas preferências literárias e comenta a amizade com Ariano Suassuna. “Escrever nunca foi uma vocação. Foi uma profissão. Minha paixão mesmo é a vida”, disse.

HISTÓRIA REAL
A GAROTA DO ABRIGO
(foto: Lifetime/DIVULGAÇÃO)
(foto: Lifetime/DIVULGAÇÃO)

Baseado em história real, o filme A garota do abrigo (foto) será exibido neste sábado (7), às 22h30, no Lifetime. No longa, Lizzy é uma adolescente sequestrada e mantida em uma floresta, num bunker subterrâneo, por um predador sexual. Dirigida por Stephen Kemp, a produção tem no elenco os atores Julia Lalonde, Henry Thomas e Moira Kelly.

HORAS DE HORROR
THE PURGE

O Space exibirá os episódios Isso não é um teste e Está tudo bem, da segunda temporada de The Purge, neste sábado (7), a partir das 17h. A série é sobre o período de 12 horas (por ano) em que todo crime, incluindo homicídios, é legal. A produção segue quatro personagens interligadas que lidam com as repercussões dessa noite. Os atores Derek Luke, Max Martini, Paola Nuñez, Joel Allen, Rochele Aytes e Connor Trinneer estão no elenco.

ZECA BALEIRO E LULA RIBEIRO
CLIPE CAVERNA 

O clipe da canção Caverna, de Zeca Baleiro e Lula Ribeiro (foto), já está disponível nas plataformas digitais. Aproveitando a quarentena, o músico maranhense se juntou ao sergipano para gravar, cada um de sua casa, a primeira parceria. Lula, que há 34 anos mora entre o Rio de Janeiro e Minas, acabou gravando a música em seu mais recente CD, O amor é sempre assim, também disponível no streaming. A versão acústica pode ser ouvida no YouTube (https://www.youtube.com/watchv?=i2r26i0oz14).

TOQUE DE SUSPENSE
O HOMEM INVISÍVEL

Neste sábado (7), o filme O homem invisível será exibido às 22h, no Telecine Premium. No longa, após deixar o namorado abusivo, Cecília descobre que ele se matou. No entanto, eventos estranhos fazem com que ela desconfie de que ele não morreu e continua a caçá-la. Os atores Elisabeth Moss, Oliver Jackson-Cohen e Harriet Dyer  contracenam na produção de suspense.

CLAUDIA LEITTE E SAFADÃO
SINGLE RODOU 
(foto: Virtualive/divulgação)
(foto: Virtualive/divulgação)

Já está nas plataformas digitais Rodou, novo single de Claudia Leitte com participação de Wesley Safadão (foto). A faixa integrará o novo EP da cantora, que deve ser lançado ainda este ano. Ao lado de Safadão, a baiana apresentou o primeiro clipe musical filmado integralmente com a tecnologia 4D. A captação dos dados e imagens dos dois ocorreu em lugares e em dias diferentes, mas no clipe é como se eles estivessem no mesmo local, inclusive com interação física em um dos momentos, quando dão um “toquinho” de cumprimento, respeitando as regras do distanciamento social.

MELHORES DA MÚSICA
MTV EUROPE MUSIC AWARDS

A MTV Brasil transmitirá o MTV Europe Music Awards neste domingo (8), a partir das 17h. Sob o comando das integrantes do Little Mix, o evento premiará os melhores do ano na música e contará com apresentações de Alicia Keys, Sam Smith, Maluma, Doja Cat, Karol G, Jack Harlow, David Guetta e Zara Larsson. Lady Gaga (foto) é a artista com o maior número de indicações, sete, seguida da banda BTS e  de Justin Bieber, ambos com cinco nomeações cada.

THE POST 
WATERGATE

The Post – A guerra secreta, com direção de Steven Spielberg e trilha de John Williams, vai ser exibido neste sábado (7), às 20h, no Studio Universal. Com Meryl Streep e Tom Hanks, o filme aborda a investigação jornalística que revelou o caso Watergate, misturando fatos reais com narrativas de ficção em uma bela homenagem ao jornalismo.

RAP E VIOLÊNCIA
QUEM MATOU TUPAC?

A minissérie Quem matou Tupac? acompanha o famoso advogado de direitos civis Benjamin Crump enquanto investiga o assassinato de Tupac Shakur. O rapper foi morto a tiros em Las Vegas, em setembro de 1996, quando tinha 25 anos de idade. Nos dois episódios finais, Crump e sua equipe de especialistas examinam o boato que pode ter levado à morte do rapper, além do surgimento de novas evidências. A produção vai ao ar neste domingo (8), às 22h50, no A&E.

CINEMA TRANSCENDENTAL
FESTIVAL

O 7º Festival Internacional Cinema & Transcendência, que começa neste sábado (7) e vai até 27 de novembro, dentro da programação on-line do Centro Cultural Banco do Brasil, tem curadoria do músico e cineasta André Luiz Oliveira e é o único no Brasil a investigar a subjetividade dos caminhos do autodesenvolvimento por meio da arte cinematográfica. Serão exibidos 12 longas, em sessões diárias, sendo dois títulos inéditos: Psicomagia, o mais recente do chileno Alejandro Jodorowsky,  abrirá a programação e terá exibição única, hoje, às 21h. O evento  é gratuito e totalmente on-line no site www.festivalcinemaetranscendencia.com.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)