(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Musa da Nouvelle Vague, Anna Karina morre em Paris

Estrela de 'Uma mulher é uma mulher', atriz protagonizou sete filmes de Jean-Luc Godard, com quem foi casada. 'Nós nos amávamos muito, mas era difícil viver com ele', afirmou ela sobre o ex-marido


postado em 16/12/2019 04:00 / atualizado em 15/12/2019 20:15

Anna Karina durante o Festival de Cannes, em 2009(foto: Martin Bureau/AFP)
Anna Karina durante o Festival de Cannes, em 2009 (foto: Martin Bureau/AFP)

 
Diva da Nouvelle Vague, Anna Karina, conhecida por seus papéis nos filmes de Jean-Luc Godard, morreu no sábado (14), aos 79 anos, em Paris, em decorrência de um câncer. “O cinema francês ficou órfão. Perdeu uma de suas lendas”, lamentou o ministro da Cultura da França, Franck Riester, no Twitter.
 
Francesa de origem dinamarquesa, a atriz de rosto pálido e grandes olhos azuis fez sete filmes com Godard na década de 1960. Ela também se destacou no mundo da música ao lado do lendário Serge Gainsbourg.
 
O casal Jean-Luc Godard e Anna Karina no Marrocos, em 1963(foto: afp)
O casal Jean-Luc Godard e Anna Karina no Marrocos, em 1963 (foto: afp)
 
 
“Era uma artista livre e única”, afirmou o agente da atriz, Laurent Balandras. De acordo com ele, o diretor americano Dennis Berry, marido de Anna Karina, estava com ela no momento da morte.

CARONA A sensibilidade ímpar de Anna Karina foi gestada ainda na infância dela, na Dinamarca, entre a mãe distante, a avó falecida muito cedo e o avô que adorava. Menor de idade, a bela dinamarquesa chegou a Paris depois de pedir carona, já com o propósito de ser atriz. Rapidamente, estreou como modelo. Foi Coco Chanel quem mudou seu nome verdadeiro, Hanne Karin Bayer, para Anna Karina.
 
Godard a descobriu em um anúncio e lhe propôs um pequeno papel em Acossado, com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo. Mas a jovem modelo rejeitou o convite para esse longa-metragem, que se tornaria um dos ícones da Nouvelle Vague.
 
A atriz em cena de Made in USA, filme de Godard lançado em 1966(foto: Pathé/reprodução)
A atriz em cena de Made in USA, filme de Godard lançado em 1966 (foto: Pathé/reprodução)
 
 
Meses depois, o diretor a chamou para ser a protagonista de O pequeno soldado, filme sobre a guerra da Argélia. Nos bastidores, Karina e Godard iniciaram o romance que duraria vários anos.
A parceria rendeu sete filmes – entre eles, Uma mulher é uma mulher, que deu a Karina o prêmio de melhor interpretação no festival de Berlim em 1962, Viver a vida e O demônio das onze horas, no qual ela contracenou com Jean-Paul Belmondo.

CIGARRO Em uma de suas entrevistas, Anna Karina revelou que o relacionamento com Godard foi “complicado”. “Nós nos amávamos muito, mas era difícil viver com ele. Era alguém que poderia dizer 'vou buscar um cigarro' e voltar depois de três semanas. Naquela época, não havia smartphones nem secretárias eletrônicas”, contou.
 
Cartaz de Uma mulher é uma mulher (foto: Reprodução)
Cartaz de Uma mulher é uma mulher (foto: Reprodução)
 
 
O relacionamento dos dois foi marcado por uma tragédia: a perda de um filho. A última vez que o casal mítico se viu foi há mais de 20 anos. Desde então, não houve contato. “Ele está na Suíça e não abre a porta”, revelou a atriz em entrevista à agência AFP em 2018. “Não, não fico triste. Afinal, é a vida dele”, garantiu.
 
Atriz fetiche de Godard, Anna Karina trabalhou com o cineasta Jacques Rivette (A religiosa), mas não filmou com Claude Chabrol e François Truffaut, outros nomes de ponta da Nouvelle Vague. “Era a mulher de Jean-Luc. Isso certamente lhes dava um pouco de medo”, admitiu ela.
 
Em 1973, a atriz dirigiu seu primeiro filme, Vivre ensemble, história de amor em meio a drogas e álcool. “É um retrato da minha juventude. Vi pessoas ao meu redor afundarem e morrerem”, comentou.
Depois de Godard, a atriz se casou com os cineastas Pierre Fabre, Daniel Duval e o americano Dennis Berry, marido dela desde 1982.
 
Como cantora, fez sucesso, em 1967, com Sous le soleil exactement, de Serge Gainsbourg, tema do telefilme musical Anna, dirigido por Pierre Koralnik.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)