(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

AML comemora seus 110 anos com homenagem a Machado de Assis


postado em 12/11/2019 04:00 / atualizado em 11/11/2019 17:44

Medalha comemorativa dos 180 anos de nascimento de Machado de Assis, o fundador da ABL, foi entregue por Marco Lucchesi, presidente da entidade nacional(foto: João Lima/Divulgação)
Medalha comemorativa dos 180 anos de nascimento de Machado de Assis, o fundador da ABL, foi entregue por Marco Lucchesi, presidente da entidade nacional (foto: João Lima/Divulgação)

 
 
110 anos
Academia Mineira de Letras

O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, foi uma das personalidades do mundo intelectual do país convocada para participar da festa comemorativa dos 110 anos da Academia Mineira de Letras (AML), realizada ontem na sede da instituição, anfitrionada pelo seu presidente, Rogério Faria Tavares. A lista dos convidados beirou a casa de 200 pessoas, já que familiares de acadêmicos falecidos também foram convocados para a celebração. Na programação foi incluída a entrega pelo presidente da Academia Brasileira de Letras à sua confrade mineira da medalha comemorativa dos 180 anos de nascimento do escritor Machado de Assis, o fundador da entidade nacional. O encontro provocou a utilização dos salões do Palacete Borges da Costa e do prédio do Auditório Vivaldi Moreira. Mais detalhes dopo.


No A.C.
Almoço à embaixadora

Detalhe a se notar no cardápio do almoço oferecido ontem à embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Linkensederová, no salão privé do Automóvel Clube, foi que os vinhos servidos no encontro vieram de Diamantina, produzidos lá mesmo. A escolha foi justificada pelo fato de que Diamantina é cidade-irmã de Trebon, o burgo tcheco onde nasceu o avô de JK. Houve surpresa nesse item, já que o pessoal presente ignorava que a cidade histórica mineira também produz vinhos. Entre os presentes ao almoço, anfitrionado pelo cônsul da República Tcheca em BH, Luiz Guadalupe, estavam o senador Antonio Anastasia, o embaixador Paulo Miranda, o vice-governador Paulo Brant, o coronel Carlos Guedes Neto, o vice-prefeito Paulo Lamac, 
Eliane Parreiras, Franklin Bethônico, Hugo 
Salomão e outros mais.

Calendário Solidário
Lançamento no BH Shopping

A Casa de Acolhida Padre Eustáquio foi a instituição escolhida para ser contemplada com a renda auferida pela venda do Calendário Solidário 2020, promoção beneficente organizada por Ludmila Araújo, agora em sua segunda edição. O lançamento do Calendário 2020 será dia 26 próximo, no BH Shopping. A novidade é que será vendido também on-line. Prêmios serão sorteados entre os participantes. No grupo das personalidades a serem fotografadas por Jana Vieiras para ilustrar o calendário estão Lu e Rafael Sportelli, Henrique Salvador e Natália Faria, Mariana e Rodrigo Lasmar, Laura e Bruna Géo, Raquel Mattar, Carol Rache, Fabiano, Gabriela e Julia Menotti, Angêla e Theo Dariva, Fernanda Bacha e outros mais.
 
 
No Gero
Temporada de trufas brancas

O Restaurante Gero, do Hotel Fasano de BH, deu início sexta-feira última à temporada de trufas brancas na casa, quando vários pratos são servidos devidamente adornados com essa rara iguaria italiana, que somente é encontrada no outono europeu, principalmente na Região de Alba, no Norte da Itália. A temporada dura até acabar o estoque. Como o tartufo bianco é coisa rara, o preço do prato mais barato é R$ 550. São seis especialidades.
 
 
Advogados
13º Futebol Society

O Torneio Cesa de Futebol Society 2019, que reúne equipes dos mais renomados escritórios de advocacia de BH e adjacências, já em sua 13ª edição, foi brilhantemente conquistado pelo time do escritório de advocacia Abi-Ackel, fundado pelo ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel, que atuou como entusiasmado torcedor de seus rapazes. A final foi disputada com a equipe do escritório Junqueira de Carvalho & Murgel. Já o time do escritório Azevedo Sette, vencedor do ano passado, disputou o 3º lugar com Mello Campos, Nakran & Mourão. Anote-se que o torneio inclui também times de advogadas. O título feminino foi disputado entre as equipes da Jasa (José Anchieta/Sacha Calmon e Mizabel Derzi) e da Abdalla e Landulfo Advogados. Discursos não faltaram para elogiar os ganhadores.
 
 
Energia Solar
Debates no Senado

O senador mineiro Carlos Viana, do PSD, promoveu debate no Senado em torno do aumento da taxação sobre a distribuição de energias renováveis no país, bem como sobre as políticas públicas para geração e distribuição dessas energias. Como o Brasil é um dos países mais promissores do mundo para desenvolver a produção desse tipo de energia, Viana acabou criticando a situação da área no país. Disse ele textualmente: “A energia solar tem tudo para decolar no Brasil com a instalação de grandes usinas geradoras, mas o processo está mais complicado do que parecia. Problemas com a alta carga tributária, a falta de incentivo do governo, dificuldades de integração da geração com a distribuição e altos custos por causa da importação de componentes são alguns pontos que retardam o crescimento desse setor”.
 
Férias de 60 dias
Privilégio em foco

O item do fim das férias de 60 dias por ano concedidas à magistratura e ao Ministério Público, que são usufruídas em dois períodos de 30 dias cada um, privilégio dos membros do Judiciário, como se sabe, não foi incluído na reforma administrativa que será entregue ao Congresso Nacional. No entanto, o pessoal do setor econômico do governo responsável pela confecção da reforma e também parlamentares preocupados em acabar com as distorções existentes entre as várias categorias do funcionalismo público e os trabalhadores da iniciativa privada (que têm direito apenas a um período de férias por ano), ainda não desistiram de incluir na reforma a supressão dessa prerrogativa. Como as férias em dobro custam mais de R$ 4 bilhões anuais, o pessoal do ministro Paulo Guedes fica doido para cortar as gorduras.

Tiradentes
Data de nascimento?

A data de hoje marca o 273º aniversário do batismo de Tiradentes, realizado em 12 de novembro de 1746, que acabou ficando re- gistrado como sua data de nascimento na Fazenda do Pombal. O dia exato do nascimento até hoje não foi descoberto, bem como a situação exata da Fazenda do Pombal, que ficaria situada entre as vilas de São João del-Rei e São José del-Rei do Rio das Mortes. A vila de São José del-Rei parece que acabou ganhando a parada, já que seu nome foi mudado para Tiradentes. Tornou-se fato aceito por todos (de leve), inclusive pelo pessoal acadêmico.

Drones
Aparelhos multirrotores

O uso do drone, como a coluna já divulgou, anda crescendo tanto que, além da fiscalização do aparelho pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já começaram a surgir entidades que reúnem usuários de drones, batizados com nomes diferentes. No momento, a principal é a Associação Brasileira de Multirrotores, nova designação do equipamento. Já tem mais de mil associados. Existe também a Associação dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Avat). E Associação dos Proprietários de Vants. Outro nome dado ao drone – “veículo aéreo não tripulado controlado a distância de modo automático”– ainda não tem associação. Esses nomes não devem pegar. Só vai ficar o de drone mesmo. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)