
Festa que não posso perder é a que é promovida para comemorar o Natal para as creches assistidas pela Jornada Solidária do Estado de Minas . A deste ano, realizada no último sábado, voltou a cumprir seu papel de reunir quase 500 crianças em um mesmo local para aproveitar de brinquedos, que elas dificilmente terão na vida real, e que são utilizados totalmente das 9h às 13h. A meninada não perde nada e, terminada a função, uma constatação se torna mais do que importante: ninguém se machuca, ninguém termina a manhã tendo que ser atendido pelo serviço de urgência que o grupo Mater Dei de Saúde disponibiliza para socorrer em qualquer caso de urgência.
Outro fato raro é a fartura de doces, salgadinhos, refrigerantes e pipoca colocados à disposição dos pequenos convidados. No fim da manhã, a mesa de serviço parece intocada, depois de a meninada comer até se fartar. De cachorro- quente a brigadeiro, não há restrição de nada e é impressionante como não há avanço nenhum. A educação é total e as crianças não têm restrições para se servir. Aliás, um serviço voltante realizado pelo ativo grupo de voluntárias leva todas as gostosuras em todos os cantos do salão, porque algumas das crianças ficam tão atraídas pelos vários brinquedos que não saem de perto deles.
Como as creches atendem meninos de 3 a 5 anos, é curioso observar o grau de educação que recebem, todos são gentis, comunicativos, sorriem, cumprimentam, pedem a bênção, alguns beijam a mão dos adultos, é uma graça notar como são bem educados nas creches. Os meninos menores adoram a banca de tatuagem, onde ganham “tatuagens” coladas nas mãos, braços e até no rosto. E no salão de beleza não são poucos os que saem com cabelos coloridos, é uma graça como gostam. Aliás, um dos detalhes que mais me chamaram a atenção desta vez foi como os penteados foram variados. Tudo que aparece na televisão é aplicado com sucesso nos meninos e nas meninas. E algumas cabeças recebem um trabalho de trançado incrível, que começa no alto da cabeça e termina em tranças coloridas, deve dar um trabalho danado. Assim como os penteados black power aparecem em várias versões.
A organização total da festa de Natal termina com as fotos oficiais das crianças atendidas pelas 11 creches. Os grupos são chamados para compor em volta do Papai Noel e já saem de lá presenteados, direto para os ônibus que os levam de volta para casa. Tudo na maior organização, sem atropelo, sem briga, a meninada adorando uma manhã que tem um grupo de voluntários mais do que atenciosos, sem falar as figuras famosas, como princesas, Batman, Homem-Aranha, que estão o tempo todo atendendo aos pequenos fãs.
ÚLTIMA HORA O professor mineiro Tarcísio Almeida defende hoje, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sua tese “As roupas e o tempo: uma filosofia da moda”, em que volta, depois de muitos anos, a colocar o tema como objeto de estudo na arena acadêmica. A desbravadora do setor foi Gilda de Mello e Souza, que, há 30 anos, levou sua tese “A moda no século 19” à mesma universidade, quebrando paradigma nas universidades brasileiras ao eleger a moda como tema de tese.
