UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPAÇO

Sonda espacial da Nasa toca o Sol pela primeira vez na história

Agência espacial americana, Nasa informou que uma sonda espacial encostou pela primeira vez no Sol


16/12/2021 08:30

Sonda da Nasa se aproximando do sol
(foto: Reprodução)
Nesta terça-feira (14/12), a agência espacial americana (Nasa) anunciou que uma sonda encostou oficialmente no sol pela primeira vez na história. De acordo com a agência, a sonda Parker Solar Probe faz uma viagem pela camada mais externa da atmosfera do sol, conhecida como coroa.

Os resultados foram publicados na revista Physical Review Letters e, segundo a Nasa, a sonda entrou na região onde os campos magnéticos são fortes a ponto de dominar o movimento de partículas energéticas.

A sonda voou pela coroa em abril deste ano, em sua oitava aproximação ao sol. Os resultados só foram divulgados nesta semana porque os cientistas demoraram meses para coletar as informações e confrontá-las.

Os cientistas explicam que explorar áreas próximas ao sol podem ajudar a entender as explosões solares capazes de interferir na vida terrestre. As informações também podem ajudar a compreender a evolução e influência do sol no sistema solar.

"Parker Solar Probe tocar o sol é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável. Este marco não apenas nos fornece percepções mais profundas sobre a evolução de nosso Sol e seus impactos em nosso sistema solar, mas tudo que aprendemos sobre nossa própria estrela também nos ensina mais sobre estrelas no resto do universo." disse o administrador associado do Diretório de Missão Científica, Thomas Zurbuchen.


A Parker Solar estava a aproximadamente 13 km do centro do sol quando cruzou a irregular fronteira entre a atmosfera solar e o vento solar.

A sonda continuará avançando na coroa e se aproximando do sol até sua órbita final, estimada em 2025.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade