(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Ficou em segundo plano o drama dos animais nos incêndios na Amazônia

Campanhas de entidades ambientalistas não têm priorizado a defesa da fauna e também da flora


postado em 05/09/2019 04:00

Fogo destrói a floresta em Mato Grosso(foto: João Laet/AFP )
Fogo destrói a floresta em Mato Grosso (foto: João Laet/AFP )


INCÊNDIO NA AMAZÔNIA
EXTERMÍNIO DE ANIMAIS

Até agora, os protestos contra os incêndios criminosos na Amazônia têm se limitado a denunciar a barbaridade da destruição das florestas e ações predatórias de contraventores do comércio de madeira, plantadores de soja e fazendeiros do agronegócio, deixando de lado dois fatos trágicos: a destruição da flora original, formada durante milhões de anos, e o extermínio da fauna, com a morte cruel de milhares de animais que têm na selva o seu hábitat, massacrados horrivelmente pelo fogo. Desde o início da onda de incêndios, têm sido praticamente inexistentes os protestos de sociedades protetoras de animais sobre a tragédia na selva amazônica. Já é hora de essas entidades pensarem no sofrimento dos animais acuados pelo fogo e pegar pesado contra o recrudescimento do extermínio da fauna e da flora.

RENATA ARAÚJO
IN CONCERT

A psicanalista mineira Renata Araújo, mulher eclética, sempre se distinguiu nas atividades artísticas. Entre outras, descobriu-se poetisa, cantora e bailarina. Desde muito jovem, sentiu-se atraída pela dança, pelas belas letras e pelo canto. Como via de consequência, resolveu mostrar ao público seus dotes artísticos. Está se apresentando no elegante Bar Baretto, espaço sofisticado do Hotel Fasano, um dos cinco-estrelas de BH. No repertório, bossa nova, jazz, MPB e canções internacionais. Seu próximo plano é atuar no teatro.

BH SHOPPING
NÍVER DE 40 ANOS

Em 12 de setembro de 1979, portanto, há 40 anos, foi inaugurado o BH Shopping, o primeiro shopping center de Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil. Realização da construtora Multiplan, criada pelo empresário José Isaac Peres, que começou em 1963, como Veplan. Empreendimento inédito e ousado para a época feito no Bairro Belvedere, ainda vazio de construções. Era um deserto. A inauguração contou com a presença do então governador Francelino Pereira, que ficou impressionado 
com o porte do empreendimento.

***

José Isaac Peres veio para a inauguração, com seu estado-maior, e partiu para outras realizações no país. Acabou se tornando um dos homens mais ricos do Brasil, de acordo com a revista Forbes. No dia 12, a gerência do BH Shopping faz festa para comemorar os 40 anos. Sempre em tom comedido, ao gosto de Peres. Haverá distribuição grátis de pipoca e shows.

SISTEMA OCEMG
CENTRO DE TREINAMENTO

Na terça-feira, foi inaugurado o novo Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, realização do Sistema Ocemg/Sescoop, que reúne as 771 cooperativas mineiras. Empreendimento de porte, tem capacidade para ministrar cursos para até 300 alunos em ambiente dotado de instalações funcionais. O governador Romeu Zema, novo amigo do presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, compareceu à inauguração.

MERCADO IMOBILIÁRIO
RUMO A DUBAI

Um grupo de empresários do mercado imobiliário de BH e colegas de Santa Catarina, Mato Grosso e da Paraíba estão embarcando para os Emirados Árabes Unidos. Vão conhecer as medidas de sucesso adotadas em Dubai e Abu Dhabi que resultaram no desenvolvimento imobiliário extraordinário em pleno deserto, além do sucesso no turismo. São consideradas “cidades inteligentes”. É claro que o dinheiro do petróleo é o item principal desse progresso todo, mas bem aplicado, claro. A visita começa sábado e vai até dia 14. O grupo conhecerá os grandes empreendimentos locais. A promoção é da Câmara do Mercado Imobiliário e do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais.

ZIRALDO
HOMENAGEM AO MESTRE

Aos 86 anos, o famoso chargista mineiro Ziraldo encontra-se em plena fase de receber contumélias. A próxima a lhe ser prestada in absentia acontecerá sábado, na 18ª Bienal do Livro do Rio, onde ele sempre foi uma presença constante. Seu colega, o chargista Edra, que também é de Caratinga, reunirá, no Riocentro, 17 dos 85 cartunistas que participaram do livro Ao mestre com carinho. Vão autografar a obra, que traz biografia completa de Ziraldo, a mais completa, segundo eles. Jô Soares assina a contracapa. Entre os chargistas estarão Ique, Aroeira, Liberati, Mig, Erthal e Alecrim.

FUNCIONALISMO
ESTABILIDADE

Vejam vocês como são as coisas. Estudos que estão sendo realizados por um grupo do governo federal para tratar da extinção ou modificação do instituto da estabilidade do funcionário público, seja municipal, estadual ou federal, tem entre as principais razões o fato de que a estabilidade criou vários itens negativos na classe. Entre eles, ineficiência, descaso, acomodação, incompetência e indisciplina. O curioso é que a criação do privilégio da estabilidade surgiu no Brasil para “evitar a perseguição política”.

BH
ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Infelizmente, é patente a queda de vocações sacerdotais na Igreja Católica. Vai daí que a ordenação de um padre é sempre festa importante. No sábado, o diácono Emanuel Castro Costa será ordenado sacerdote em cerimônia solene a ser celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo na Igreja de São Sebastião, na Avenida Augusto de Lima, Barro Preto. O sacramento de ordenação, praticado há perto de dois mil anos, confere ao padre o direito de exercer plenamente seu ministério per saecula, saeculorum.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)