(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Neste domingo, Uberlândia promove a maior cavalgada do Brasil

Durante a Camaru, dois mil cavaleiros e amazonas percorrerão 11 quilômetros, em clima de confraternização


postado em 25/08/2019 04:00 / atualizado em 23/08/2019 15:57

Cena da cavalgada Camaru de 2018, em Uberlândia(foto: Sindicato Rural de Uberlândia/Divulgação)
Cena da cavalgada Camaru de 2018, em Uberlândia (foto: Sindicato Rural de Uberlândia/Divulgação)


TRIÂNGULO MINEIRO
CAVALGADA GIGANTE

Realiza-se hoje, em Uberlândia, a maior cavalgada do país, batizada de Camaru. O evento está ligado à exposição agropecuária da cidade, realizada pela 56ª vez, que será encerrada em 8 de setembro. A cavalgada, a 19ª da série, contará com cerca de dois mil cavaleiros e amazonas provenientes da região de Uberlândia e do Triângulo Mineiro. Com quatro horas de duração, é uma das maiores cavalgadas do mundo. Percorrerá 11 quilômetros em clima de euforia e confraternização. Haverá shows, além da premiação de cavaleiros, conjuntos e comitiva.

• • •

A cena dos cavaleiros da Camaru se deslocando é impressionante. A propósito, a maior cavalgada do mundo de uma só raça foi realizada também em Minas Gerais. Ocorreu em junho de 2018, em Caxambu. Contou com 1.568 cavaleiros e amazonas e animais da raça
manga-larga marchador.

 JÂNIO QUADROS
MISTÉRIO INSONDÁVEL

Na data de hoje, completam-se 58 anos do gesto inesperado e até mesmo maluco do presidente Jânio Quadros. Depois de apenas sete meses no poder, ele enviou carta ao Congresso renunciando ao cargo. Ninguém sabe ao certo as razões que levaram Jânio a cometer um ato tão ilógico, inédito na história da República. Ele atribuiu a renúncia à ação de “forças terríveis”, mas não explicou quais eram. Este colunista, durante mais de 10 anos, inquiriu o embaixador José Aparecido sobre as razões do ex-presidente. Secretário particular de Jânio Quadros, ele sempre se esquivou. Em compensação, entre outras, contou-nos que Jânio pretendia invadir a Guiana Francesa e anexá-la ao Brasil. Não estava muito preocupado se essa medida extrema poderia provocar uma guerra com a França.

VOLTA AO CARTAZ
EXPRESSO AMAZONAS

O projeto do Corredor de Transporte Coletivo Expresso Amazonas, ou seja, a implantação na Avenida Amazonas de um sistema de transporte do tipo do Move (já em funcionamento em vários trechos urbanos em BH), nasceu em 2014 na administração do prefeito Marcio Lacerda. Muito se falou sobre a medida, que havia recebido sinal verde do Ministério das Cidades. Posteriormente, a autorização para seu financiamento foi cancelada pela pasta. Em junho, o prefeito Alexandre Kalil retomou a ideia. Anunciou que vai expandir as vias exclusivas para ônibus e que o projeto da Amazonas volta ao cartaz.

• • •

O financiamento do corredor viário, a ser providenciado no início de 2020, viria de entidades nacionais e internacionais. Será implantado na Avenida Amazonas o sistema BRT, com vias exclusivas para ônibus, que circularão segregados dos demais veículos. Tudo bem. O jeito é esperar. Enquanto isso, o trânsito da capital continua cada vez mais embananado. Sem a ampliar o metrô, não tem solução.

INHOTIM
AVALIAÇÃO EM FOCO

Este mês, deve ser concluída a avaliação das 20 obras de arte que se encontram no Instituto Inhotim oferecidas para abater a dívida de R$ 112 milhões da instituição com o fisco estadual, em ação impetrada pela Advocacia-Geral do Estado junto à 1ª Vara de Feitos Tributários de BH. O Ministério Público acompanha de perto a ação, a fim de preservar os direitos do estado. O que está em discussão é a manutenção, no acervo de Inhotim, das obras oferecidas pelo pagamento da dívida, pois elas são importantes para o conjunto de trabalhos artísticos do maior museu ao
ar livre do mundo.

FOUR SEASONS
VAI FECHAR?

De Nova York vem a notícia enviada por Angela Magarian de que o circuito gastronômico de Manhattan continua especulando sobre o fechamento do famoso restaurante Four Seasons, um dos mais tradicionais e prestigiados da cidade. Funcionou mais de 60 anos, atraindo empresários, artistas e socialites. Cá e lá, a cantilena é a mesma: uns abrem, outros fecham. Angela ficou sabendo que a direção da cadeia brasileira Fasano estaria interessada em ocupar o local, pois teria bala na agulha para sustentar o rojão. Pode ser.

GRIPEN
ONDE ESTÃO OS CAÇAS?

A empresa sueca Saab, fabricante dos 36 caças Gripen comprados pelo governo Lula para a Força Aérea Brasileira, transação de R$ 5,4 bilhões, anunciou que o primeiro aparelho será entregue até o fim deste ano, mas não divulgou a data. Os demais chegarão a partir de 2021. É de estranhar que até agora o presidente Jair Bolsonaro não tenha dado opinião sobre o caso, ele que é tão cioso dos negócios envolvendo as Forças Armadas. A novela da compra dos 36 caças para a FAB já soma 16 anos. E ninguém sabe ao certo quando será encerrada.

EM BH
VEXAME NO RESTAURANTE

Chamou a atenção dos frequentadores do restaurante A Favorita, na noite da última segunda-feira, o desentendimento de um casal. A moça agrediu violentamente o namorado. Na confusão, a penca de chaves de carro que ela arremessou no rapaz acabou acertando outra pessoa, que estava na mesa ao lado. Câmeras de segurança registraram a briga, presenciada pelos clientes da casa no Bairro de Lourdes, em BH. Eles ficaram estarrecidos com o estado da garota, que parecia estar totalmente fora de si. Alguns deles se preocuparam com o risco de ela ser atropelada, ao sair correndo atrás do namorado no meio do trânsito. Recentemente, a moça apareceu em programa nacional de televisão e nas redes sociais afirmando ter sido agredida na Flórida (EUA) pelo ex-namorado.

SPORTELLI
ORDEM DA ESTRELA

O ítalo-mineiro Pietro Sportelli, fundador e presidente da Aethra, uma das maiores indústrias de autopeças do país, situada em Contagem, acaba de ser agraciado pelo governo italiano com a Ordine Della Stella D'Italia no grau de oficial. A entrega da condecoração e do diploma assinado pelo presidente Sergio Mattarella será feita pelo cônsul italiano Dario Savarese durante coquetel em 10 de setembro, às 20h, no Automóvel Clube. Encontro en tenue de ville.

BANANA
NOTÍCIA ALARMANTE

Está sendo divulgado por publicações agrícolas e econômicas que a nova praga que destrói bananais, vinda do Sudeste da Ásia, já chegou à América do Sul. Pode fazer um enorme estrago nas plantações da fruta na América Latina, onde se encontram os maiores produtores de banana do mundo. Trata-se do Mal-do-Panamá, fungo super-resistente e difícil de ser contido, que devastou milhares de plantações na Ásia e foi detectado na Colômbia.

lll 

Se chegar ao Brasil, a praga pode afetar as plantações de Minas Gerais, o segundo estado produtor da fruta. O fato é tão grave que laboratórios europeus especializados em genética já fazem pesquisas com o objetivo de encontrar um tipo de banana que possa resistir ao fungo.

NO SENADO
ENCONTRO DE EX-COLEGAS

Ex-colegas de sala na Faculdade de Direito da UFMG nos anos 1980, o senador Antonio Anastasia e o embaixador Haroldo de Macedo Ribeiro, que atualmente representa o Brasil na Bélgica, mantiveram um encontro ameno no Congresso Nacional. O bate-papo dos mineiros ocorreu no gabinete da vice-presidência do Senado, ocupado por Anastasia, na semana passada. Relembraram saudosas passagens universitárias e abordaram assuntos da política externa e interna. Inclusive, discutiram os resultados práticos do acordo celebrado entre a União Europeia e o Mercosul.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)