
Este ano de 2020, apelidado de vinte e vinte, foi bem diferente. Estamos na semana em que fazemos as reflexões e todas as retrospectivas são apresentadas. Ainda não descobri qual a placa do caminhão que nos atropelou, acho que foi CVCD-2020.
Este ano eu me casei e não consegui fazer festa. Realizei Lives, muitas gravações caseiras e também li bastante. Quanto mais eu estudo ou leio, tenho mais certeza que quase tudo que precisamos saber sobre o ser humano, já foi escrito. Platão, por exemplo, viveu 400 anos antes de Cristo.
O nosso apetite pelo novo nos impede de procurar os clássicos. Somos um país que não valoriza sua história e por isto fica difícil buscar referências em ideias que foram escritas há muito tempo.
No caso da música, tudo foi digitalizado e muita coisa mudou. No entanto, o que vale no final das coisas é a boa música.
Digo isso muitas vezes: se nós focarmos naquilo que não agrega, dificilmente andaremos para frente. É claro que este foi um ano difícil. É certo que tivemos lutas e dias de angústias. No entanto, um novo ano desponta justamente para que renovemos a nossa esperança e o nosso olhar. A ciência é madura e a inteligência humana é capaz.
Podemos superar a pandemia e retomarmos a felicidade. Não precisamos de um novo normal. O que nós precisamos, é de um planeta equilibrado, sereno, alegre e otimista. É nisto que acredito e este é o modo como encaro os desafios..
Muita gente aproveitou o tempo disponível, outras apenas sonharam com a volta do que tínhamos antes. São escolhas.
Leo Jaime escreveu em seu Twitter que “a luta não termina nunca. E rir é a melhor vingança”.
Ainda não sabemos como será o próximo ano, quando seremos vacinados, qual a origem da vacina que chegará neste enorme país de terceiro mundo e quando os nossos governantes chegarão a um acordo sobre o que é mais importante: o ego deles ou fazer um plano viável de vacinação.
Disse Victor Martins, parceiro de Ivan Lins na canção “Começar de novo”: “Começar de novo, e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido”.Tenho certeza que 2021 será mais tranquilo e feliz que 2020. Se chegamos ao fundo, agora só nos resta subir.