
O decreto social
Uma pura comoção
Agradeceu o carinho
Pacheco e a reeleição
Calma, tem mais
pingafogo
- O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar a responsabilidade cível do governo de Roraima, após as falas do governador do estado, Antônio Denarium, que declarou que os indígenas “têm que se aculturar e não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”.
- A afirmação ocorreu quando ele dava entrevista e como governador respondia sobre os projetos na Terra Indígena Yanomami. De acordo com o MPF de Roraima, as falas têm “potencial discriminatório”, conforme o artigo 20 da lei sobre crimes de preconceito de raça ou de cor.
- De acordo com o procurador Alisson Marugal, as declarações ofendem a imagem coletiva dos yanomami, rotulando–os como bichos, e expressam opinião depreciativa que implicaria que os indígenas não poderiam viver seu modo de vida tradicional.
- O médico brasileiro Jarbas Barbosa (foto) assumiu, ontem, com toda a pompa, o cargo de diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para mandato até 2028. Barbosa sucede a Carissa F. Etienne, da Dominica, que liderava a organização desde 2012.
- Jarbas Barbosa foi eleito pelos Estados-membros da Opas em setembro de 2022, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan–Americana, nos Estados Unidos da América (EUA). Sendo assim, FIM!
