(none) || (none)

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas MERCADO S/A

Minas Gerais, São Paulo e Rio lideram criação de emprego no turismo

"A chegada das fintechs ao mercado brasileiro, fenômeno que se intensificou nos últimos anos, deu uma bela mexida no setor"


08/08/2022 04:00 - atualizado 08/08/2022 06:53

Cachoeira
(foto: Rodrigo Fiuza/Divulgacão)

 
O turismo se consolida como um dos principais provedores de vagas de trabalho. No primeiro semestre, cerca de 30% dos postos formais gerados no país vieram desse ramo de atividade.

E mais: as contratações no setor subiram 42% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme estudo realizado pela pesquisadora da Universidade de São Paulo Mariana Aldrigui, que analisou os novos dados do Caged.

De acordo com o levantamento, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro lideraram a criação de vagas, mas o saldo é positivo em todas as regiões brasileiras.

Outra boa notícia é que o movimento deverá permanecer ao longo de 2022. O fenômeno é global. Segundo projeções feitas pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), apenas na Europa há 1,2 milhão de vagas que esperam ser preenchidas até o final do ano. Nos Estados Unidos, o número se aproxima de meio milhão.

Pesquisas por fintechs no Google mostram aumento da concorrência

A chegada das fintechs ao mercado brasileiro, fenômeno que se intensificou nos últimos anos, deu uma bela mexida no setor. Segundo pesquisa realizada pelo Google, os cinco maiores bancos do Brasil – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander – respondem atualmente por 40% das buscas por instituições financeiras feitas no site. Há 5 anos, o mesmo levantamento apontou que o número era de 60%. A conclusão é óbvia: a concorrência nunca foi tão acirrada. 
 
Os europeus não sabiam o que era inflação havia muito tempo, os americanos também não. No Brasil, feliz ou infelizmente, sabemos lidar com ela”

Luiz Fernando Figueiredo, CEO da gestora de investimentos Mauá Capital e ex-diretor do Banco Central 
 
Thor
(foto: Marvel Studios/Divulgacão)
 

Super-heróis perdem espaço na preferência do público

De tempos em tempos, os produtores de cinema descobrem uma fórmula infalível. Nos anos 80, o sucesso vinha das ficções científicas. Nos 90, das comédias românticas. Mais recentemente, os super-heróis se tornaram onipresentes nas telonas. Eles, porém, começam a cansar o público. Segundo pesquisa da consultoria Morning, atualmente apenas 36% dos entrevistados gostam de filmes desse tipo – é o percentual mais baixo em 5 anos. Não à toa, “Thor”, o recente projeto da Marvel, tem desempenho financeiro modesto. 

64%

dos brasileiros já fizeram compras pelo WhatsApp, segundo pesquisa da Mobile Time/Opinion Box. A plataforma se tornou uma vitrine fundamental paras a marcas  

Ambev investe em fazenda vertical em São Paulo

As fazendas verticais estão se tornando uma tendência irreversível nas metrópoles. Londres, Nova York e Paris possuem várias delas, e agora o movimento finca raízes no Brasil. Em parceria com a startup 100% Livre, a cervejaria Ambev vai começar a produzir lúpulo em um ambiente controlado em São Paulo. O futuro da agricultura sustentável passa pelas grandes cidades. Segundo a consultoria americana Market and Markets, as fazendas verticais urbanas crescerão ao ritmo de 9,4% ao ano até 2026. 

Rapidinhas 

Pela primeira vez, o Brasil recebeu, entre 5 e 7 de agosto, uma competição internacional de robótica. Realizado no Rio de Janeiro, o Festival Internacional Sesi de Robótica contou com 
outra novidade: a certificação “evento neutro”, concedida aos adeptos de boas práticas ambientais. O festival usou madeiras de  reflorestamento e materiais de montagem reciclados.

O Instituto Superação: Formação pelo Esporte (ISFE), focado em educação e esporte para jovens do ensino público, implementou em 54 escolas de Minas Gerais e São Paulo a plataforma Salesforce. Customizada pela empresa Everymind, a solução permite avaliações esportivas e acadêmicas em um único sistema. 
 
espumantes
(foto: Pixabay)
 
 
O mercado de espumantes está em alta no Brasil. Em 2021 as vendas de bebidas desse tipo ultrapassaram pela primeira vez as de vinhos finos – foram 40,4 milhões de garrafas de espumantes contra 36 milhões de vinhos finos (enquadram-se nessa categoria aqueles produzidos com um tipo específico de uva). 

Com o câmbio vantajoso, os turistas brasileiros invadiram a Argentina. No primeiro semestre, 550 mil deles visitaram o país, um recorde para o período. A demanda em alta levou as companhias aéreas Gol e Latam a inaugurar novos voos para as cidades do país vizinho. A Gol dobrou as saídas semanais para Buenos Aires.  

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)