(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SEXTO SENTIDO ANIMAL

Insetos preveem mau tempo e se protegem

Ao prever ventos fortes e tempestades, por exemplo, os insetos procuram um lugar para se esconder e cessam as atividades de acasalamento.


postado em 04/10/2013 09:32 / atualizado em 04/10/2013 09:37

Besouro estudado na pesquisa da USP: até 12 horas antes da chuva, animais começaram a se proteger(foto: JOSÉ MAURÍCIO BENTO-USP/DIVULGAÇÃO)
Besouro estudado na pesquisa da USP: até 12 horas antes da chuva, animais começaram a se proteger (foto: JOSÉ MAURÍCIO BENTO-USP/DIVULGAÇÃO)
“A dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou.” A letra da famosa cantiga infantil que narra as peripécias do pequeno animal durante o mau tempo não está de acordo com o comportamento dos bichos. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros em parceria com canadenses e divulgada, nesta semana, na revista Plos One. De acordo com o experimento, os insetos conseguem detectar mudanças de temperatura e, por conta disso, mudam o comportamento para evitar problemas. Ao prever ventos fortes e tempestades, por exemplo, procuram um lugar para se esconder e cessam as atividades de acasalamento. A partir da descoberta, os cientistas acreditam que não só os insetos mas também outros animais se poupem durante temperaturas hostis para evitar riscos de morte e contratempos.

O trabalho foi realizado por José Maurício Bento, professor de entomologia da Universidade de São Paulo (USP), e a aluna Ana Cristina Pellegrino. Ao observar o comportamento dos animais em laboratório, eles notaram mudanças no comportamento dos insetos conforme variações no tempo. “Quando realizamos estudos, temos que controlar as variáveis, como a temperatura e a luz. Durante as experiências, notávamos que tinha dias em que os testes funcionavam e outros que não. Para nossa surpresa, constatamos que as alterações na pressão atmosférica provocavam as mudanças dos bichos”, conta Bento.

Para comprovar as constatações, os cientistas realizaram um experimento com três insetos de características bem distintas: um pulgão, um besouro e uma mariposa. “Monitoramos as variações pelos dados fornecidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e notamos que, assim que a pressão atmosférica baixava, com seis a 12 horas de antecedência das chuvas, os insetos interrompiam as atividades de reprodução, como os rituais para o acasalamento, e se abrigavam, mesmo estando em um lugar fechado, como o laboratório.”

O experimento foi repetido no Canadá, na Universidade de Ontário, com uma câmara barométrica, que permitiu o controle da pressão atmosférica. As mudanças no comportamento foram novamente constatadas. Segundo Bento, a pesquisa comprova observações anteriores no mesmo sentido. “Vimos algo parecido em um tsunami que atingiu a Malásia. Alguns bichos fugiram antes da tragédia e sobreviveram. Também temos casos isolados, como o comportamento dos cachorros que uivam quando vai chover. Nossa pesquisa reforça essa suspeita de mudança (de comportamento) com um experimento, que tem valor científico ”, diz.

Para o biólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Magno, que não participou do estudo, o resultado do trabalho mostra claramente umas das ferramentas utilizadas para a sobrevivência dos bichos e um comportamento evolutivo. “Os insetos estão na Terra há mais de 300 milhões de anos. Eles chegaram bem antes do homem e precisavam utilizar os recursos para se proteger até por conta da estrutura, que é pequena e frágil”, explica. De acordo com Bento, o próximo passo da pesquisa será descobrir como funciona esses mecanismos de preservação e quais os recursos utilizados por esses animais para agir dessa forma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)