(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHAPA DILMA-TEMER

Maioria dos ministros do TSE pode excluir delação da Odebrecht

Declarações foram dadas durante sessão nesse terceiro dia do julgamento da ação para cassar a chapa Dilma- Temer, indicando que Temer pode sair vitorioso, mantendo o mandato


postado em 08/06/2017 12:50 / atualizado em 08/06/2017 13:28

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, durante julgamento da chapa Dilma-Temer(foto: José Cruz/Agência Brasil)
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, durante julgamento da chapa Dilma-Temer (foto: José Cruz/Agência Brasil)

No terceiro dia do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, eleita em 2014, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se restringiram, na manhã desta quinta-feira, a discutir  se devem ou não incluir a delação premiada da Odebrecht no julgamento.

Nesse embate e de acordo com  as declarações dos  sete ministros  que compõe o pleno do TSE,  o placar deverá ser de 4 a 3, desfavorável ao relatório do ministro Herman Benjamin,  favorável à inclusão da delação da Odebrecht, que  aponta irregularidades no financiamento da campanha que elegeu a chapa Dilma-Temer, em 2014.

A  sessão de hoje, que começou  às 9h20, está marcada para ser retomada às 14h30. Além da inclusão ou não da delação da Odebrecht, está previsto também para hoje as alegações  das defesas de Dilma e Temer.

O julgamento deve continuar nesta sexta-feira (9) e poderá se estender até este sábado (10) para que os ministros possam decidir o mérito da ação. Em questão para os sete ministros do TSE está a decisão se o presidente Michel Temer (PMDB) deve perder o mandato e se a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ficará inelegível por oito anos.

Aposta


O Palácio do Planalto contabiliza uma maioria apertada, mas suficiente para garantir a absolvição do presidente. A maior preocupação, porém, é com um "fato novo" referente às investigações envolvendo o presidente que possa influenciar no resultado do processo. A previsão é de que o julgamento termine, no mais tardar, no sábado.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente acompanhou comministros e assessores, no Palácio do Planalto, o terceiro dia do julgamento. A assessoria também informou que não há compromissos oficiais de Temer agendados para esta quinta-feira.

Confusão


O ministro e relator  Herman Benjamin, relator da ação contra a chapa presidencial encabeçada por Dilma Rousseff, se confundiu e chamou na manhã desta quinta-feira, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, de Michel Temer.

"Agradeço ao presidente Michel Temer", disse Herman, no início de uma frase em que fazia referência a Mendes.

O erro causou risos dos demais ministros. Herman, em seguida, se corrigiu. "O outro (Temer) é presidente também, mas é réu aqui", disse.

O ministro relator fez a confusão ao agradecer a contribuição dos funcionários do tribunal ao seu trabalho à frente da relatoria do caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)