(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Condenadas no mensalão, Katia Rabelo e Simone Vasconcellos já estão em BH

As duas mulheres desembarcaram na capital no começo da tarde desta segunda-feira


postado em 09/12/2013 16:08 / atualizado em 09/12/2013 18:15

As duas mulheres condenadas no mensalão, Katia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcellos, ex-funcionária da agência de publicidade SMP&B, desembarcaram no começo da tarde desta segunda-feira, no aeroporto de Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Katia e Simone foram presas por envolvimento no esquema do mensalão e estavam cumprindo pena na Penitenciária Feminina da Colmeia, no Distrito Federal.

Em BH, as duas mulheres foram levadas para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, no Bairro Horto, na Região Leste da capital, onde vão cumprir as penas. As condenadas ficarão juntas em uma cela de triagem da unidade pelos próximos 10 dias. Só depois desta data é que serão levadas para o local definitivo, conforme informou a Secretária de Estado de Defesa Social (Seds).

Antes de serem levadas para a penitenciária, Kátia e Simone foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) da capital para fazerem exame de corpo de delito. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a transferência de Brasília para Belo Horizonte ocorreu de forma tranquila e “dentro da normalidade”. As duas deram entrada no complexo Estevão Pinto no final da tarde.

Para que não fossem reconhecidas, já que foram trazidas para Minas em um voo comercial, as duas receberam óculos escuros para usar como disfarce dentro da aeronave. A Polícia Federal conseguiu convencer a Vara de Execuções Penais de que transportá-las em um avião próprio geraria um custo muito alto.

Quando viajam em avião de carreira, as presas são levadas para a aeronave antes dos demais passageiros, sem passar pelo portão de embarque. Uma viatura da polícia as deixa na porta da aeronave. Os presos são acomodados na última fileira da aeronave, na poltrona do meio, ao lado de dois policiais. Viajam algemados, com um pano cobrindo as mãos para não chamar a atenção dos demais passageiros. No desembarque, geralmente, os presos são os últimos a deixar o avião. As duas foram condenadas a penas no regime fechado e estão presas desde 15 de novembro.

Kátia Rabelo foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quase 17 anos de reclusão pelos crimes de formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Já Simone Vasconcellos foi condenada a 12 anos e sete meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)