(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Carvalho prevê protestos no Rio durante visita do papa Francisco

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, avalia que a visita do papa pode se desenrolar dentro de um clima de manifestações semelhante ao que vive atualmente o país


postado em 21/06/2013 12:25 / atualizado em 21/06/2013 12:42

A avaliação de Carvalho aconteceu durante reunião no Palácio do Planalto(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Abr )
A avaliação de Carvalho aconteceu durante reunião no Palácio do Planalto (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Abr )
Um dos auxiliares mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta sexta-feira que a Jornada Mundial da Juventude, prevista para ocorrer no próximo mês no Rio de Janeiro, pode se desenrolar dentro de um clima de manifestações semelhante ao que vive atualmente o país. Ao comentar os danos na entrada do Palácio Itamaraty, alvo de um grupo de pessoas ontem, o ministro também condenou que os protestos tenham, em alguns casos, virado "expressão lamentável e irresponsável de vandalismo que nos não podemos aceitar".

"A Jornada pode, nós temos de ter clareza, ocorrer dentro de um clima que não vou dizer igual aos dias de hoje, pois a conjuntura evolui tão rapidamente que não temos como profetizar como vai acontecer, seria temerário. Mas teremos de estar preparados para a Jornada ocorrer inclusive em um clima com manifestações no País", disse o ministro, durante reunião preparatória para o evento, no Palácio do Planalto. Programada para ocorrer de 23 a 28 de julho, a Jornada Mundial da Juventude é um evento organizado pela Igreja Católica e que este ano receberá o papa Francisco. A reunião desta sexta-feira foi aberta a cinegrafistas apenas no início - não foi possível acompanhar todo o discurso do ministro.

Carvalho destacou que, por um lado, o governo vê os protestos como uma celebração da democracia, frisando que foi difícil conquistá-la. "A gente acha que as massas nas ruas são importantes porque significam o engajamento da cidadania na busca pelos seus direitos. A jornada é mais um desses eventos de expressão de cidadania. Agora ao mesmo tempo temos de entender que essas manifestações estão demandando mudanças", comentou o ministro.

Para Gilberto, os protestos expressam uma "insatisfação popular expressa, às vezes, de maneira mais adequada, às vezes de maneira menos adequada". Na avaliação do ministro, os manifestantes levantam temas e bandeiras como o combate à corrupção, a exigência de ética na política e a cobrança de serviços públicos de qualidade, exigindo atitudes dos governos - nas três esferas.

Consumo

"E também estão a mostrar essa grande camadas de brasileiros que emergiu da exclusão e que passou a consumir, ela quer novos direitos, e é natural e bom que assim seja. Nós mesmos criamos condições para que houvesse um novo padrão de exigência que temos de correr atrás. E procurar atender essas demandas. A atitude do governo federal desde o primeiro momento foi de ir ao encontro das manifestações, abrir o Palácio para conversas com lideranças, tendo a compreensão de que se trata de um novo tipo de movimento, um novo tipo de liderança", prosseguiu o ministro.

Carvalho disse que o que preocupa, no momento, é que as manifestações acabam virando palco de "expressão lamentável e irresponsável de vandalismo que nos não podemos aceitar". A manifestação na Esplanada dos Ministérios reuniu em torno de 30 mil pessoas ontem, segundo a Polícia Militar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)