(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atrito entre Lacerda e PSDB atrasa anúncio dos nomes do secretariado

Ainda sem acordo sobre as indicações do PSDB, prefeito empurra a complexa e lenta definição do secretariado e do segundo escalão da prefeitura para depois do carnaval


postado em 31/01/2013 06:00 / atualizado em 31/01/2013 07:10

Em evento no Palácio da Liberdade, Lacerda e Anastasia tentaram amenizar o embate em torno de cargos (foto: Breno Pataro/divulgação/PBH)
Em evento no Palácio da Liberdade, Lacerda e Anastasia tentaram amenizar o embate em torno de cargos (foto: Breno Pataro/divulgação/PBH)


O embate entre Marcio Lacerda (PSB) e o PSDB por causa das indicações para o primeiro escalão de seu segundo mandato obrigou o prefeito a adiar o anúncio dos nomes para depois do carnaval. Em encontro com o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), Lacerda tentou amenizar o atrito com os tucanos. O clima, no entanto, ainda é tenso, mesmo depois de almoço com a participação dos dois e do senador Aécio Neves, na terça-feira. O prefeito já vetou uma indicação do partido, “desestimulou” outra e colocou uma terceira em banho-maria. Todas os pedidos foram feitos por Aécio para cargos na área de obras. Já há quem defenda que o filho do prefeito, Tiago Lacerda, seja exonerado da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo.

O prefeito, que participou ontem, ao lado do governador Anastasia, do lançamento de projeto para terminais de integração metropolitana de ônibus, disse que as negociações são longas. “Precisamos encontrar um equilíbrio político e administrativo para que haja melhor governabilidade no trabalho interno da prefeitura, na relação com a Câmara, com o governo do estado e a sociedade. É uma engenharia política complexa e lenta e só vai ser concluída no primeiro e segundo escalões depois do carnaval”, afirmou, no evento no Palácio da Liberdade.

Anastasia seguiu a mesma linha. “Muitas vezes, os jornais gostam de criar fatos onde eles não existem. A relação pessoal entre o governador do estado e o prefeito, e do senador Aécio com o prefeito, é a melhor possível. Inclusive, almoçamos ontem (terça-feira) num clima totalmente amistoso. Do ponto de vista político, também é natural que, muitas vezes, a imprensa goste de dar uma pitadinha, um tempero, mas neste caso, obviamente, isso é inexistente”, disse.

A verdade, no entanto, é que os tucanos estão nervosos, sobretudo pelas respostas que Lacerda vem dando às indicações feitas pelo partido em conversas cara a cara com os indicados. Em uma, com o deputado estadual João Leite (PSDB), indicado por Aécio para a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o prefeito afirmou que o parlamentar não ocuparia o cargo porque ele estava gostando muito de quem responde atualmente pela pasta, José Lauro Nogueira Terror, ex-funcionário de empresa no setor de telefonia que Lacerda tinha antes de entrar para a vida pública.

A outra “indelicadeza” do prefeito, segundo os tucanos, foi com Paulo Bregunci, pai do secretário-geral adjunto da Governadoria do Governo de Minas, Thiago Bregunci, indicado para a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). Ao receber Breguci, o prefeito disparou: “O senhor pode assumir, mas devo avisá-lo que vamos passar para a Secretaria de Obras boa parte das atribuições da empresa. E mais: sou exigente, cobro muito, e se não atenderem as minhas expectativas, eu mando embora”.

A terceira indicação de Aécio Neves foi a do diretor de Irrigação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Reinaldo Alves Costa, para a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O nome não foi vetado nem destratado diretamente por Lacerda mas, segundo tucanos, o prefeito não dá qualquer sinal de que chamará Costa. Ao contrário, estaria “queimando” o indicado de Aécio em conversas com interlocutores.

A previsão inicial da própria base de Lacerda na Câmara era de que o secretariado fosse anunciado dias antes do carnaval. Até o momento, é certo apenas que os tucanos serão mantidos na Secretaria de Saúde e na BHTrans. A avaliação do PSDB, porém, é de que o partido merecia mais. “Aécio Neves foi o responsável pela retirada de Délio Malheiros (deputado estadual do PV) e de Eros Biondini (deputado federal do PTB) da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, muitas empresas só contribuíram para a campanha de Lacerda porque Aécio apoiou o PSB na disputa”, afirma um integrante do grupo de articuladores próximos ao governador Anastasia. Délio virou vice de Lacerda. Já Biondini assumiu a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude.

Fatura paga

O prefeito Marcio Lacerda exonerou ontem a responsável na Regional Oeste pela fiscalização de alvarás e documprimento do Código de Posturas do município, Márcia Curvelano de Moura. A demissão está sendo avaliada na Câmara de BH como a primeira fatura paga pelo prefeito ao seu novo líder na Casa, Preto (DEM), que teria imposto a saída de Márcia para aceitar o cargo. O parlamentar tem base eleitoral na região. Com a indicação do vereador, o prefeito tenta aumentar sua base na Câmara.

Repercussão - Leitores comentam no em.com

“Enquanto isso as nomeações dos últimos concursos estão paradas ou feitas a conta-gotas, para poder dar o lugar de quem tem direito a um bando de oportunistas despreparados para bagunçarem a PBH.”
Soares Soares


“Outra vez somente jogo de interesse! Quem deve ser nomeado para comandar as secretarias das diversas áreas tem que ter primeiramente competência e compromisso com o verdadeiro significado de serviço público.”
Fernando Antonio Ribas


“Mais uma vez fica provado que a suposta meritocracia defendida pelo prefeito não passa de conversa pra boi dormir. Não tenho dúvidas em afirmar que todos esses nomes padecem de efetiva capacidade técnica e gerencial para atender os reais anseios da população de BH. Mas quem se importa? Eles não...”
Fernando Libânio


“O que se espera do servidor público é servir a sociedade nas suas demandas, que não são poucas, todavia, os preclaros politicos mineiros estão preocupados com o loteamento de cargos de forma vergonhosa. Esperamos que oprefeito tome posição coerente, sem politicagem, sem toma lá dá cá.”
Geraldo Nascimento


“É uma vergonha. Trabalhar para o povo que o elegeu, nada. O povo tem que ter vergonha na cara e ir para as praças e acabar com essa pouca vergonha. São candidatos prometendo tudo, depois ficam só brigando por cargo e aumentando seus salários. Filho de um lá, neto do outro cá. E assim vai até a próxima eleição.”
Elias Amorim Santos


“A clareza da incoerência! O PSDB, oposição, desaprova a forma de preenchimento dos cargos federais. Mas em BH age da mesma forma! Já a sociedade desaprova lá e aqui. Carece a todos os políticos, sem distinção, respeito às pessoas. A sociedade ainda não abriu mão do pensar e agir!”
Mário Rafael Soares


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)