(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senador afirma que integrantes da CPI do Cachoeira tiveram medo de investigar a Delta


postado em 22/11/2012 08:56 / atualizado em 22/11/2012 09:55

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) criticou, nessa quarta-feira, o relatório final dos trabalhos CPI do Cachoeira, do deputado Odair Cunha (PT-MG), e lamentou a falta de investigações dos negócios da empreiteira Delta Construções, que, de acordo com a Polícia Federal, repassou quase R$ 100 milhões a empresas de fachada ligadas ao esquema de Carlinhos Cachoeira.

"Eu quero falar do que a CPI teve medo de avançar. Teve medo de avançar sobre os negócios da empreiteira Delta. Indiciar o senhor Fernando Cavendish por lavagem de dinheiro e corrupção ativa é insuficiente", afirmou, referindo-se ao dono da empreiteira.

Para Randolfe Rodrigues, a organização criminosa ligada a Cachoeira e investigada na operação Monte Carlo, da PF, é apenas uma pequena parte de um esquema criminoso muito maior: o da empreiteira Delta. O senador explicou que um expressivo número de empresas laranjas receberam recursos da Delta Construtura.

"É uma movimentação de pelo menos 13 empresas laranjas. Movimentaram, só do que foi diagnosticado por nós [integrantes da CPI], quase meio bilhão de reais da Delta Construções", disse.

De acordo com o senador, faltou coragem à maioria dos integrantes da CPI para quebrar o sigilo dessas empresas e diagnosticar que elas financiaram campanhas eleitorais e tiveram como cúmplices agentes públicos e políticos.

Randolfe Rodrigues se disse admirado com o relatório entregue pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), nesta quarta-feira (21) à CPI, por pedir a investigação do procurador-geral da República. Para o senador, se não fosse a iniciativa do chefe da Procuradoria Geral da República, a CPI nem teria iniciado as suas investigações.

"É uma inversão completa de valores. É trazer o investigador para o papel de investigado. É inverter os fatos. É destoar com a verdade", argumentou.

Randolfe Rodrigues também se mostrou indignado do relatório não pedir investigação sobre os governos de Tocantins e do Rio de Janeiro. O senador afirmou que o governador Sérgio Cabral (PMDB) é amigo íntimo de Cavendish e destacou que a empresa Delta tem a maioria dos contratos públicos no estado do Rio de Janeiro.

"O governador do Rio de Janeiro não é citado e o procurador-geral da República é chamado para ser investigado. É uma distorção da verdade e dos fatos", afirmou.

Simon

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o senador do PSOL e afirmou que o relatório envergonha o Congresso Nacional e frustra a sociedade brasileira.

"Acho que hoje foi um dos dias mais tristes do Senado Federal, porque, a rigor, colocamos no papel, assinamos, reconhecemos nossa falta de caráter, nossa falta de compromisso, de dignidade, com a sociedade brasileira", ddisse Simon, destacando a ausência dos líderes partidários, com exceção de Alvaro Dias (PSDB-PR) e do próprio Randolfe.

O parlamentar gaúcho também considerou "indigno do Senado" o pedido para que o próprio Ministério Público investigue o procurador-geral da República.

"Agora, não ter coragem de fazer e vamos pedir à procuradoria para fazer aquilo que não queríamos fazer, estando na nossa mão, é piada", declarou Simon, ressaltando que o Congresso já cassou até presidente da República e senadores de prestígio, mas "não consegue fazer CPI de corruptor, de empreiteiras".

O Pedro Taques (PDT-MT) também concordou com o discurso de Randolfe.

"A sociedade esperava resultados efetivos dessa CPI. A sociedade brasileira quer saber a razão pela qual nós não investigamos 15 pessoas jurídicas fantasmas", disse Taques.

Na mesma linha, o senador Cristovam Buarque (PDT-PE) pediu um relatório paralelo. "Dá vontade, quase, de cobrar de vocês que fizeram parte  de um relatório paralelo, um relatório para salvar a honra do Senado e da Câmara, para salvar a honra do Congresso", disse Buarque.

Com Agência Senado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)