(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário de saúde no Norte de Minas é preso por 'vender vaga' no SUS

De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos exigiam valores para confirmar procedimentos já autorizados


postado em 22/11/2011 10:13 / atualizado em 22/11/2011 15:42

Atualizada às 15h41

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de prisão, nesta terça-feira, do secretário Municipal de Saúde de Pai Pedro, na microrregião de Janaúba, Norte de Minas, e de um intermediário, Fabiano de Souza - que atuava no município de Montes Claros. Batizada de Operação Dupla Cobrança, a ação da PF revelou um esquema de cobrança de dinheiro pela internação no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, as despesas para cirugias pela rede pública são totalmente custeadas pelo governo.

Segundo a PF, a história foi descoberta em setembro, quando uma mulher recém-operada no Hospital Aroldo Tolentino, em Montes Claros, denunciou à ouvidoria do local que foi vítima de um golpe que ela desconhecia até então. Ainda segundo as investigações, a mulher foi informada na fila da marcação de cirurgia que ela só conseguiria marcar uma data com a ajuda de Fabiano de Souz, que cobrou R$ 1.200 para fazer o "serviço". Sem condições de pagar pelo procedimento, a vítima teve que vender a única cabeça de gado que tinha e fazer empréstimo de R$ 1.000.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Freitas, as prisões de hoje podem revelar um esquema de fraudes ainda maior. “Isso foi a ponta de um iceberg do esquema de dupla cobrança de pessoas internadas pelo SUS. Precisamos avançar nas investigações”, afirmou.

Conforme a PF, os mandados foram expedidos pela 2° Vara Criminal da Comarca de Montes Claros, no Norte de Minas. Os presos serão encaminhados para o presídio regional local, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. As penas podem chegar a oito anos de prisão.

Com informações de Marcelo Ernesto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)